IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ambientalistas pedem fechamento de usina nuclear perto de Manhattan

24/05/2016 19h27

Nova York, 24 Mai 2016 (AFP) - Ambientalistas pediram urgentemente nesta terça-feira que as autoridades reguladoras americanas da indústria nuclear fechem uma usina situada perto da ilha de Manhattan, em Nova York, após inspeções que mostraram um alto número de parafusos deteriorados em um reator.

O problema, descoberto em março do ano passado durante uma inspeção de manutenção do reator da Unidade 2 em Indian Point, mostrou que 227 dos 832 parafusos de aço inoxidável do receptáculo do reator estavam deteriorados, segundo a Comissão Regulatória Nuclear.

Os ambientalistas afirmam que o problema com os parafusos, que sustentam as placas de metal que protegem o reator durante a geração de energia nuclear, pode ter consequências catastróficas.

Entergy, a empresa operadora da central, anunciou ter trocado os parafusos danificados e colocado outros adicionais, acrescentando que "rigorosas análises técnicas foram realizadas pela Entergy e especialistas independentes da companhia demonstram que as Unidades 2 e 3 podem continuar operando de forma segura".

Os ambientalistas lutam há muito tempo pelo fechamento de Indian Point, central situada 70 km ao norte da Times Square, em pleno coração de Manhattan.