IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Yellen considera apropriado elevar juros nos próximos meses nos EUA

27/05/2016 16h40

Washington, 27 Mai 2016 (AFP) - A presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Janet Yellen, afirmou nesta sexta-feira que, considerando-se o ritmo de crescimento econômico dos Estados Unidos, a taxa de juros poderá ser elevada.

Ao discursar na Universidade de Harvard, Yellen disse acreditar que o crescimento da economia e o fortalecimento do mercado de trabalho manterão o ritmo, e que "provavelmente nos próximos meses será apropriado" elevar os juros.

Essa decisão poderá ser tomada na reunião do comitê de política monetária do Fed (FOMC) dos dias 14 e 15 de junho e na seguinte, que será realizada em 26 e 27 de julho.

"A economia continua melhorando", Yellen confirmou em Harvard. "O crescimento parece estar aumentando", acrescentou.

Os comentários de Yellen impactaram imediatamente em Wall Street e na valorização do dólar.

Desde dezembro, quando aumentaram os juros entre 0,25% e 0,50% pela primeira vez em nove anos, o FOMC tem adiado novos aumentos, por considerar que a economia americana ainda passava por um momento de dúvidas.

O crescimento do PIB americano no primeiro trimestre foi de somente 0,8% anual, mas para este trimestre estimativas oficiais e privadas apontam um aumento de entre 2,5% e 3,0% anuais.