IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Quase metade da riqueza mundial pertence a 1% da população, diz estudo

07/06/2016 14h29

Os milionários representam somente 1% da população mundial, mas aproximadamente metade da riqueza privada global é compartilhada, revelou o relatório anual do gabinete financeiro Boston Consulting Group (BCG).

No total, 18,5 milhões de famílias afortunadas detêm 47% da riqueza acumulada no mundo, detalha o relatório publicado nesta terça-feira (7). Esse percentual equivale a 78,8 trilhões de dólares, superando o Produto Interno Bruto (PIB) mundial.

Os Estados Unidos abrigam de longe a maior quantidade de lares milionários (8 milhões de famílias), seguidos pela China (2 milhões) e por Liechtenstein e Suíça, na proporção de suas populações.

A extrema concentração de riqueza é particularmente marcante na América do Norte, onde 63% dos 60,4 trilhões de dólares acumulados em fortunas privadas pertence a milionários.

Essa proporção, - a maior do mundo - deve chegar a 69% em 2020, segundo o Boston Consulting Group.

De acordo com o relatório, a riqueza acumulada nos centros offshore, que oferecem impostos baixos ou nulos, aumentou 3% em um ano, chegando atualmente a quase 10 trilhões de dólares. A Suíça continua sendo o destino offshore privilegiado das grandes fortunas, seguido por Cingapura e Grã Bretanha.

O relatório projeta que o setor continuará crescendo nos próximos anos, apesar das "medidas regulatórias destinadas a combater a evasão fiscal".

As revelações dos "Panama Papers" revelaram o uso em grande escala dos paraísos fiscais para escapar do imposto, levando a comunidade internacional a anunciar um novo plano de combate a essas práticas.