IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Trump sugere que os EUA podem deixar a Organização Mundial do Comércio

24/07/2016 14h50

Washington, 24 Jul 2016 (AFP) - O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, comentou neste domingo sobre uma possível saída dos Estados Unidos da Organização Mundial do Comércio (OMC) caso seja eleito presidente.

"Renegociaremos ou sairemos da OMC", afirmou em resposta ao jornalista que sugeriu que suas propostas de negociação comercial com o México não serão aceitas pelo organismo internacional.

"Esses acordos comerciais são um desastre. A OMC é um desastre", acrescentou.

O magnata também falou de um de seus temas preferidos: a recuperação dos empregos deslocados nos Estados Unidos.

Detalhou que, se for presidente, as empresas que transferirem seus empregos para o México a fim de reduzir seus gastos de produção pagariam um importo para poder vender seus produtos em território americano. E que esse imposto poderia ser da ordem de "25%, 30%, 15%". "Ainda não decidi, poderia ser diferente de acordo com as empresas", disse em entrevista para o programa "Meet the Press" da emissora NBC.

Donald Trump denunciou em várias ocasiões o comércio internacional cria uma competição desleal com alguns países. "Não podemos continuar permitindo que a China viole (os direitos) de nosso país", denunciou há alguns meses.

O candidato republicano sugeriu neste domingo que a UE foi construída para "derrotar comercialmente os Estados Unidos".

"Mas agora fala-se da Europa como se (esses países) fossem maravilhosos", opinou.

"Eu adoro a Europa. Só digo que a razão de terem se unido em um bloco é competir com os Estados Unidos".