IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Samsung amplia vantagem sobre a Apple no mercado de smartphones

28/07/2016 14h45

Washington, 28 Jul 2016 (AFP) - A Samsung ampliou sua vantagem sobre sua rival Apple no mercado mundial de smartphones no segundo trimestre do ano, segundo dados divulgados nesta quinta-feira por duas pesquisas no setor.

A sul-coreana comercializou 77 milhões de smartphones, 5,5% a mais do que no segundo trimestre de 2015, alcançando uma parcela de mercado de 22,4%, afirmou a consultoria de pesquisa IDC.

Já as vendas de iPhones caíram 15% no mesmo período, o que deixa a Apple com 11,8% do mercado mundial do setor.

A Samsung está em plena ascensão desde que os modelos Galaxy S7 e Edge S7 foram colocados à venda, disse a IDC.

A Apple, apesar do lançamento do iPhone SE, não conseguiu manter seu ritmo e relatou vendas mais fracas em comparação a um ano.

Uma pesquisa realizada pela Strategy Analytics apresentou uma estimativa parecida com a IDC, dando à Samsung uma fatia de mercado de 22,8% e à Apple 11,9%.

Neil Mawston, diretor-executivo de Strategy Analytics, disse que os lucros da Samsung podem crescer ainda mais neste ano.

"Com os rumores de que o novo modelo Galaxy Note 7 pode estar a caminho, a Samsung poderá fortalecer sua liderança nos smartphones na segunda metade do ano", disse Mawston. "O novo modelo iPhone SE da Apple foi capaz de frear essa tendência", comentou.

rl/jm/dg/ll

SAMSUNG ELECTRONICS

APPLE INC.