IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Juncker deseja dobrar o plano de investimento da UE

14/09/2016 06h14

Estrasburgo, França, 14 Set 2016 (AFP) - O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, propôs nesta quarta-feira ampliar a duração e a capacidade de seu plano de investimento, durante o discurso anual sobre o Estado da União na Eurocâmara em Estrasburgo (França).

"Investimento significa empregos. Hoje proponho duplicar a duração e a capacidade de nosso fundo de investimentos", disse o presidente do Executivo europeu, que busca alcançar os 630 bilhões de euros (700 bilhões de dólares) para 2022.

O denominado Plano Juncker, que busca estimular o crescimento e o emprego na Europa, contemplava um objetivo de 315 bilhões de euros durante três anos a partir de 2015, com o Fundo para Investimentos Estratégicas financiado pelo orçamento europeu e o Banco Europeu de Investimentos (BEI), além de investidores privados.

"Certamente, com a contribuição dos Estados membros, podemos ir más rápido", disse Juncker aos eurodeputados, em um momento no qual países do bloco se mostram reticentes a contribuir economicamente.

Durante uma reunião em Atenas na semana passada, os governantes de países do sul da União Europeia, entre eles o francês François Hollande e o italiano Matteo Renzi, concordaram em apoiar o desejo de Juncker de duplicar o plano de investimentos.

bur-tjc/fp