Cerca de 29 milhões de veículos a diesel poluentes circulam na UE
Bruxelas, 20 Set 2016 (AFP) - Cerca de 29 milhões de veículos circulam na União Europeia com motores a diesel, os quais emitem muito mais gases poluentes do que o limite autorizado - denunciou a ONG Transport & Environment (T&E) nesta segunda-feira (19).
Esses são, porém, apenas a "parte visível do iceberg", afirma a T&E, cujo objetivo é "revelar o número escandaloso de veículos a diesel 'sujos' nas estradas da UE e a baixa regulação das autoridades nacionais".
O relatório coincide com o aniversário de um ano do escândalo da Volkswagen, quando a fabricante alemã admitiu ter instalado dispositivos para fraudar os resultados dos testes de emissões de poluentes em milhões de seus veículos a diesel.
A T&E reuniu informações sobre 230 modelos de carros com base em dados públicos e dos governos da França, Reino Unido e Itália.
Segundo a ONG, quatro de cada cinco veículos com normas poluentes Euro 5 - vendidos entre 2010 e 2014 - geram emissões de óxido de nitrogênio em níveis três vezes acima do limite.
E ao menos dois terços dos veículos de normas Euro 6, vendidos a partir de 2015, também emitem três vezes mais poluentes do que o permitido.
Esses veículos "sujos" circulam, principalmente, na França (5,5 milhões), Alemanha (5,3 milhões), Reino Unido (4,3 milhões) e Itália (3,1 milhões).
Por marcas, os Renault-Dacia têm um dos motores a diesel mais "sujos" para a norma Euro 5, segundo a T&E, com emissões oito vezes superiores ao permitido.
Atrás deles, vêm os veículos da Land Rover, Hyundai, Opel-Vauxhall (que inclui a Chevrolet) e Nissan.
O óxido de nitrogênio é considerado responsável pela morte prematura de 72.000 europeus a cada ano, lembra a T&E.
mla/mad/ggy/pc/eg/db/tt
NISSAN MOTOR
GENERAL MOTORS
HYUNDAI MOTOR
SUZUKI MOTOR
VOLKSWAGEN
FIAT CHRYSLER AUTOMOBILES
Land Rover
Esses são, porém, apenas a "parte visível do iceberg", afirma a T&E, cujo objetivo é "revelar o número escandaloso de veículos a diesel 'sujos' nas estradas da UE e a baixa regulação das autoridades nacionais".
O relatório coincide com o aniversário de um ano do escândalo da Volkswagen, quando a fabricante alemã admitiu ter instalado dispositivos para fraudar os resultados dos testes de emissões de poluentes em milhões de seus veículos a diesel.
A T&E reuniu informações sobre 230 modelos de carros com base em dados públicos e dos governos da França, Reino Unido e Itália.
Segundo a ONG, quatro de cada cinco veículos com normas poluentes Euro 5 - vendidos entre 2010 e 2014 - geram emissões de óxido de nitrogênio em níveis três vezes acima do limite.
E ao menos dois terços dos veículos de normas Euro 6, vendidos a partir de 2015, também emitem três vezes mais poluentes do que o permitido.
Esses veículos "sujos" circulam, principalmente, na França (5,5 milhões), Alemanha (5,3 milhões), Reino Unido (4,3 milhões) e Itália (3,1 milhões).
Por marcas, os Renault-Dacia têm um dos motores a diesel mais "sujos" para a norma Euro 5, segundo a T&E, com emissões oito vezes superiores ao permitido.
Atrás deles, vêm os veículos da Land Rover, Hyundai, Opel-Vauxhall (que inclui a Chevrolet) e Nissan.
O óxido de nitrogênio é considerado responsável pela morte prematura de 72.000 europeus a cada ano, lembra a T&E.
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