IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Navio da Pemex está há 24 horas em chamas no Golfo do México

25/09/2016 15h09

Cidade do México, México, 25 Set 2016 (AFP) - Um navio da Petróleos Mexicanos (Pemex) completou neste domingo 24 horas em chamas, depois de ter se incendiado ontem no Golfo do México por motivo desconhecido, quando transportava milhares de barris de combustível, que começou a vazar, informaram autoridades.

O navio está a 3,5 milhas náuticas do Porto de Veracruz (leste), e participam do combate ao fogo funcionários da Pemex, a secretaria da Marinha do México e especialistas do porto de Campeche, Península de Yucatán, segundo Ricardo Maza, chefe do Atendimento a Emergências do departamento estatal de Defesa Civil.

O incêndio consome 80 mil barris de diesel e 70 mil barris de gasolina. As 31 pessoas a bordo foram removidas com segurança.

"Já há vazamento no mar, já se vê fogo sobre a água", disse à AFP Antonio Chedrahui, presidente do Patronato de Bomberos Conurbados, corporação subordinada à secretaria da Marinha do México.

Segundo ele, "o produto químico especial para combater o fogo chegou muito tarde, quase quatro horas depois do começo do incêndio. Não é possível que a Pemex não tivesse em Veracruz essa espuma."

A empresa também levou horas para instalar barreiras de contenção com a finalidade de evitar vazamentos", afirmou Chedrahui.

str-jg/ja/lb