IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Uber sonha com veículos voadores para desobstruir transporte urbano

27/10/2016 22h19

San Francisco, 28 Out 2016 (AFP) - O Uber, o serviço americano de reserva de veículos com motorista, apresentou nesta quinta-feira um sistema futurista de transporte, que utilizará pequenos aparelhos aéreos elétricos para desobstruir o trânsito urbano.

"A aviação por demanda tem o potencial de melhorar de maneira radical a mobilidade urbana ao devolver às pessoas o tempo perdido", argumenta a empresa em um "livro branco" de uma centena de páginas.

"Uma rede de pequenos aparelhos elétricos, que decolam e aterrizam verticalmente (...) permitirá um transporte rápido e confiável entre as cidades e subúrbios e, eventualmente, no centro das cidades", afirma no livro.

O sistema se basearia em aparelhos de decolagem vertical, a meio caminho entre veículos voadores e mini-helicópteros, nos quais já trabalham, segundo o livro branco, "mais de uma dezena de empresas".

Serão à propulsão elétrica para não contaminar e não "incomodar os vizinhos" devido ao ruído, contrariamente aos atuais helicópteros. E no futuro poderão utilizar tecnologia de condução autônoma "para reduzir significativamente o risco de um erro da pessoa que o opera".

Poderão decolar, aterrizar e abastecer sobre uma rede de "vertiportos", que poderão ser instalados no topo dos edifícios de estacionamentos, em zonas existentes previstas para helicópteros, sobre terrenos não utilizados em ao redor de ligações rotas ou em simples "vertilocais" com infraestrutura mínima.

A empresa estima que tal sistema poderá se tornar realidade "na próxima década" se todos os atores potencialmente envolvidos colaborarem.