IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Japonesa Asahi anuncia acordo com a AB InBev para compra de ativos na Europa

13/12/2016 06h29

Tóquio, 13 dez 2016 (AFP) - O japonês Asahi Group, que concluiu recentemente a compra das marcas Peroni e Grolsch, anunciou nesta terça-feira um acordo com o grupo de capital belga e brasileira AB InBev para comprar ativos da empresa em cinco países da Europa central e leste

O valor da operação, que deve ser finalizada no primeiro semestre de 2017, é de 7,3 bilhões de euros.

A AB InBev, líder mundial da cerveja, que acaba de completar uma fusão com a rival britânica SABMiller, havia se comprometido a vender vários ativos para obter a aprovação das autoridades concorrência.

A união dos dois grupos, que resultou na criação de um gigante do setor (com 27% do mercado da cerveja), foi concretizada pelo valor recorde de 103 bilhões de dólares.

Para o Asahi Group, o objetivo é virar um "ator mundial" em um setor em plena consolidação, explica a empresa em um comunicado.

Com este objetivo, o grupo tenta ampliar a presença na Europa. Este ano já havia comprado um lote da SABMiller, incluindo a marca britânica Meantime, a italiana Peroni e a holandesa Grolsch, por 2,55 bilhões de euros.

Com a operação, Asahi compra os ativos antigos da SABMiller na República Tcheca, incluindo a popular marca local Pilsner Urquell, assim como na Eslováquia, Polônia, Hungria e Romênia.

A notícia, que havia sido antecipada pela imprensa antes do fechamento da Bolsa de Tóquio, foi mal recebida pelos investidores e a ação da Asahi fechou o dia em queda de 4,60%.