IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dezessete pessoas detidas em Paris por roubo de joias de Kim Kardashian

09/01/2017 12h29

Paris, 9 Jan 2017 (AFP) - A polícia francesa deteve nesta segunda-feira 17 pessoas supostamente envolvidas no assalto sofrido pela estrela americana dos reality-shows Kim Kardashian em outubro passado em Paris.

A operação, realizada de forma simultânea na região parisiense e no sudeste da França, foi possível graças à descoberta de traços de DNA na residência de luxo do centro da capital francesa onde homens armados roubaram de Kardashian joias no valor de 9,5 milhões de dólares.

"Um destes restos de DNA correspondia ao de um indivíduo com antecedentes criminais por roubo e crimes comuns, considerado um delinquente de grande envergadura", explicou esta fonte à AFP.

Com base nas provas encontradas no local do crime, a polícia colocou em andamento uma operação de vigilância que lhe permitiu identificar a rede criminosa responsável pelo assalto, que tem ramificações na Bélgica, disse uma fonte.

A polícia também apreendeu dinheiro e documentos durante as diferentes operações.

- Fuga de bicicleta -Na madrugada de 3 de outubro, um grupo de homens armados e mascarados entrou na residência de um prestigioso bairro de Paris, onde Kardashian, de 36 anos, se hospedava para participar da semana de moda.

A rainha das redes sociais havia sido algemada, amordaçada e trancada no banheiro durante o assalto.

Os ladrões, que fugiram de bicicleta, levaram um anel no valor de 4,4 milhões de dólares e um cofre com joias avaliadas em 5,5 milhões de dólares.

Trata-se do maior roubo de joias a um particular na França nos últimos 20 anos.

A rainha dos selfies - 49,4 milhões de seguidores no Twitter e 89,8 milhões no Instagram - desapareceu quase por completo das redes sociais após o incidente.

No entanto, na semana passada "Kim K" rompeu seu silêncio sobre o roubo em um vídeo promocional para a nova temporada de seu bem-sucedido programa de televisão "Keeping Up with the Kardashians", no qual conta a sua família, entre lágrimas, detalhes da agressão que sofreu.

A esposa do rapper Kanye West disse que pensou que iriam atirar nela e que não tinha nenhuma maneira de sair dali. "Sinto-me mal ao pensar nisso", afirma.

Segundo suas declarações à polícia, Kardashian conseguiu se soltar e telefonou para seus guarda-costas, ausentes quando a agressão ocorreu.

Vários sites americanos haviam questionado a veracidade do roubo, estimando que Kardashian encenou a agressão para ganhar o seguro.

Em resposta a estas acusações, a estrela apresentou uma queixa por difamação em Nova York.

- Imagem de Paris -O casal Kardashian e Kanye West figurava em 2015 na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo da revista Time.

Kardashian, que saltou à fama após o vazamento de um vídeo íntimo, ganhou nos últimos três anos 131 milhões de dólares, segundo a revista Forbes.

O roubo sofrido por Kim Kardashiam se soma a uma série de agressões contra turistas endinheirados, que mancha a imagem de Paris, o destino turístico mais popular do mundo.

Em novembro, duas mulheres catarianas foram assaltadas em uma estrada de Paris por duas pessoas encapuzadas que levaram objetos no valor de ao menos cinco milhões de euros.

Estes incidentes abalam os esforços do governo francês, que não poupa esforços para reativar o turismo no país, um setor em crise após a onda de atentados terroristas dos últimos dois anos.

kap-rb/meb/mb/ma