IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Maduro nomeia novo ministro de Minas

19/02/2017 22h10

Caracas, 20 Fev 2017 (AFP) - O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, nomeou neste domingo Jorge Arreaza ministro de Desenvolvimento Mineiro e Ecológico, um setor que aspira a se tornar uma das principais fontes de financiamento do governo.

"Um dos elementos-chave lançados há um ano é o motor da mineração, o Arco Mineiro (...) Uma das grandes fontes de financiamento do desenvolvimento dos anos por vir é o motor da mineração e a Venezuela está certificando o que poderia ser a primeira reserva de ouro do nundo", disse Maduro, ao anunciar a nomeação em seu programa semanal de televisão.

A Venezuela atravessa uma severa crise econômica, que se intensificou em 2014 com a queda nos preços do petróleo - praticamente seu único produto de exportação - e que se caracteriza por uma aguda escassez de alimentos e medicamentos e uma inflação que pode chegar a 1.660% em 2017, segundo o FMI.

O país caribenho possui as maiores reservas de petróleo do mundo.

Uma das apostas do presidente socialista para recuperar a economia é o desenvolvimento do Arco Mineiro, uma área de 112.000 km2 no estado de Bolívar (sul), onde o governo busca explorar minerais com investidores de países como Rússia, Canadá, China, África do Sul e Grã-Bretanha.

Segundo Maduro, a Venezuela possui, além de ouro, "imensas" reservas de outros minérios, como diamante, cobre, ferro e bauxita.

O presidente afirmou, ainda, que a mineração pode chegar a ser "o novo petróleo" para financiar os investimentos sociais.

Arreaza, internacionalista de 43 anos, foi o primeiro vice-presidente de Maduro e é casado com Rosa Virginia Chávez, uma das filhas do falecido presidente Hugo Chávez (1999-2013).

O chefe de Estado também nomeou o deputado Gilberto Pinto ministro da Pesca e Aquicultura.