IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

França multa Google com 150 milhões de euros por abuso de publicidade

20/12/2019 08h05

Paris, 20 dez 2019 (AFP) - A autoridade reguladora de concorrência francesa anunciou nesta sexta-feira uma multa de 150 milhões de euros ao Google por abuso de posição dominante no mercado de publicidade na Internet por meio de sua plataforma do Google Ads.

A agência, que até agora nunca havia aplicado sanções ao gigante americana, também pediu ao Google "que esclarecesse as regras de operação de sua plataforma do Google Ads e os processos de suspensão de contas" de alguns anunciantes.

Isabelle De Silva, presidente da autoridade, disse em entrevista coletiva que esta é a terceira punição mais importante por abuso de posição dominante.

"Quando se tem grandes poderes, se tem grandes responsabilidades", disse ela.

"É perfeitamente legítimo que uma operadora como o Google tenha regras de acesso ao seu serviço de publicidade relacionadas a buscas na internet", acrescentou.

"Mas essas regras devem ser claras e não depender de cada cliente ou aplicadas de maneira irregular".

Segundo ela, "a posição dominante do Google é extraordinária" no mercado de publicidade relacionada a mecanismos de busca, com uma participação de mercado entre 90% e 100%.

A falta de clareza sobre as regras que o Google aplica aos anunciantes conseguiu conter o desenvolvimento de novos sites inovadores, destaca a autoridade da concorrência em sua declaração.

"O Google deve enviar um relatório dentro de dois meses, detalhando as medidas e procedimentos que pretende aplicar para atender aos requisitos", acrescentou.

lby/pn/or/pc/bl/cn

GOOGLE