IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Trump otimista por medicamento contra malária como alternativa ao coronavírus

Jonathan Ernst/Reuters
Imagem: Jonathan Ernst/Reuters

19/03/2020 18h22Atualizada em 19/03/2020 19h12

Washington, 19 Mar 2020 (AFP) - O presidente americano, Donald Trump, se mostrou otimista nesta quinta-feira (19) sobre o uso de cloroquina, um medicamento contra a malária, como possível tratamento para combater o novo coronavírus, ainda que as autoridades de saúde tentem controlar o seu entusiasmo.

A maior potência mundial, que demorou bastante para disponibilizar os testes de covid-19, registra mais de 10 mil casos confirmados e 153 mortos pelo vírus.

"Poderemos disponibilizar esse medicamento quase imediatamente", disse Trump a jornalistas em uma entrevista coletiva na Casa Branca, fazendo referência aos resultados preliminares "muito, muito animadores".

"É muito emocionante. Penso que isso pode mudar a situação, ou não. Mas pelo que vi, pode mudar as coisas", disse.

Segundo um estudo chinês publicado em meados de fevereiro, um ensaio clínico feito em uma dezena de hospitais trouxe resultados promissores a partir de testes em mais de 100 pacientes. No entanto, alguns cientistas mostram-se cautelosos pela ausência de dados clínicos sólidos e públicos.

Segundo Trump, o tratamento já foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), órgão que supervisiona a comercialização de medicamentos nos Estados Unidos. A FDA limitou-se a dizer que a cloroquina já foi efetivamente aprovada para o tratamento da malária e da artrite, mas não para o coronavírus.

"O presidente nos pediu que examinássemos de perto esse medicamento. Queremos fazer isso implementando um ensaio clínico pragmático e extenso para obter informações e responder a todas as perguntas que estão sendo feitas", disse o diretor da FDA, Stephen Hahn.

Ele observou, ainda, que, embora a FDA esteja disposta a "remover todos os obstáculos" para acelerar as inovações, também tem a "responsabilidade" de "garantir que os produtos sejam seguros e eficazes".

A cloroquina é um medicamento barato usado contra a malária há décadas, e é recomendada para as pessoas que vão para as zonas afetadas pela doença, transmitida pelos mosquitos.

Contra a China

Durante uma entrevista coletiva, Trump adotou uma postura particularmente agressiva em relação a Pequim e ao surgimento do novo coronavírus.

"Teria sido muito melhor se tivessem nos informado de tudo alguns meses antes, isso poderia tê-la contido na região da China, de onde surgiu", afirmou o presidente. "O mundo paga um preço alto pelo que fizeram", ressaltou Trump.

O novo coronavírus, que originou a pandemia de covid-19, foi detectado pela primeira vez em dezembro, em Wuhan, na China. As autoridades de Pequim foram criticadas inicialmente pela falta de transparência e lentidão para reagir diante da propagação do vírus.

No entanto, a China logo tomou medidas drásticas de confinamento da sua população, que tem registrado uma queda no número de casos, que contrasta com o crescimento do mesmo no exterior. Nesta quinta-feira, pela primeira vez, as autoridades chinesas não registraram nenhum novo caso de contaminação no país.

"Devemos acreditar no que estão dizendo agora? Espero que seja verdade", afirmou Donald Trump". "Quem sabe, espero que seja verdade", repetiu.

Embora nos últimos dias Trump tenha adotado um tom mais neutro, nesta quinta também voltou a criticar os jornalistas por "fake news".

Ao ser questionado sobre a falta de preparação por parte dos Estados Unidos nos testes para detectar o vírus, se irritou. "Estávamos muito preparados. A única coisa para a qual não estávamos preparados era para a imprensa. A mídia não tem feito uma cobertura do assunto de forma honesta", disse.