IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA não precisa de novo pacote de ajuda para combater a crise, diz assessor da Casa Branca

Budrul Chukrut/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Imagem: Budrul Chukrut/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

18/05/2020 12h18

A economia dos Estados Unidos está mostrando "sinais encorajadores" e não é necessário um novo pacote de estímulos para enfrentar a crise do novo coronavírus, afirmou hoje um assessor da Casa Branca.

"Se a economia se recuperar mais lentamente do que esperamos, talvez seja possível que tenhamos que investir mais dinheiro e estaremos dispostos a falar sobre isso com o Congresso, mas por enquanto acreditamos que devemos monitorar os dados", afirmou o assessor econômico Kevin Hassett ao canal CNBC.

A maior economia do mundo está mostrando "muitos sinais encorajadores", destacou, citando dados enviados por empresas privadas ao governo.

O Congresso aprovou quase US$ 3 trilhões - equivalente a 14% do PIB - em auxílio para famílias, comércios, estados e governos locais para combater o vírus.

Na sexta-feira, os democratas da Câmara dos Representantes aprovaram o maior pacote de resgate econômico da história do país por outros US$ 3 trilhões, mas que possui poucas chances de ser aprovado pelo Senado, de maioria republicana.

Embora o presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, preveja uma recuperação até o final de 2021, Hassett - que trabalha para o governo de Donald Trump, em busca da reeleição em novembro -, afirmou que os dados das empresas lhe permitem pensar em "um quarto trimestre muito forte e provavelmente um 2021 grandioso".