IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Crise sanitária pode empurrar 86 milhões de crianças para a pobreza

Se a previsão se cumprir, o mundo terá 672 milhões de crianças afetadas pela pobreza - Getty Images/iStockphoto/onurdongel
Se a previsão se cumprir, o mundo terá 672 milhões de crianças afetadas pela pobreza Imagem: Getty Images/iStockphoto/onurdongel

27/05/2020 21h47

A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus pode empurrar mais de 86 milhões de crianças para a pobreza até o fim do ano, segundo um estudo conjunto da ONG Save the Children e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Se a previsão se cumprir, o mundo terá 672 milhões de crianças afetadas pela pobreza, 15% a mais que no ano anterior, informaram as duas organizações em um comunicado divulgado nesta quarta-feira (27).

Quase dois terços destas crianças vivem na África subsaariana e no sul da Ásia.

O aumento do número de crianças afetadas pela pobreza ocorreria sobretudo na Europa e na Ásia Central, segundo o estudo, baseado em projeções do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional e dados demográficos de uma centena de países.

"A magnitude das dificuldades financeiras que as famílias enfrentam ameaça o progresso obtido durante anos para reduzir a pobreza infantil", disse Henrietta Fore, diretora do Unicef, citada no comunicado de imprensa.

Com uma ação imediata e efetiva, "podemos conter a ameaça da pandemia que paira sobre os países mais pobres e algumas das crianças mais vulneráveis", disse Inger Ashing, diretora da Save the Children.

As crianças são "muito vulneráveis aos períodos de fome, embora sejam curtos, e à desnutrição, pois podem afetá-los por toda a sua vida", advertiu no comunicado de imprensa.

As duas organizações pedem aos governos que ampliem a cobertura de segurança social e alimentação escolar para limitar os efeitos da pandemia.