IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

BC do Brasil manterá taxa de juros apesar do aumento de preços, estimam analistas

BC do Brasil manterá taxa de juros apesar do aumento de preços, estimam analistas -
BC do Brasil manterá taxa de juros apesar do aumento de preços, estimam analistas

08/12/2020 18h25

Rio de Janeiro, 8 dez 2020 (AFP) - O Banco Central do Brasil (BCB) manterá a taxa básica de juros no mínimo histórico de 2% nesta quarta-feira (9), estimam analistas, mais preocupados com o impacto inflacionário dos desequilíbrios fiscais do que com a disparada dos preços dos alimentos em meio à pandemia.

"Precisamos sair do ruído do curto prazo e entender em termos estruturais o que está acontecendo", disse o presidente do BCB, Roberto Campos Neto, no mês passado.

Os mercados irão, portanto, revisar o que o BCB diz sobre sua política adotada em agosto (de 'forward guidance' ou 'prescrição futura'), que, em vez de movimentos bruscos de preços, atenta sobretudo para a convergência a médio prazo das expectativas do mercado com as metas oficiais para inflação.

A alta nos preços em novembro frente a outubro foi de 0,89%, a maior registrada para aquele mês desde 2015, e no acumulado em 12 meses chega a 4,31%.

Em março e abril, primeiros meses da pandemia no Brasil, os preços caíram, mas nos últimos três meses a inflação acelerou, puxada pela demanda interna e externa por alimentos. Em novembro, o grupo alimentação e bebidas apresentou alta de preços de 2,54%, com as carnes subindo 6,54% e o arroz 6,28%.

As projeções dos mercados sobre a inflação em 2020 subiram por 17 semanas e atualmente estão em 4,21%, também impulsionadas pela mudança na conta de luz da bandeira verde para a vermelha. A tarifa reduzida estava em vigor desde maio para enfrentar uma pandemia que já matou mais de 170.000 brasileiros.

Mas essa previsão, superior ao centro da meta oficial de 4%, ainda está dentro da margem de tolerância de 1,5 ponto percentual do BC.

Para 2021, quando o centro da meta se estreita para 3,75%, a projeção de inflação dos mercados é de 3,34%, o que conforta a nova política do BC.

Para o economista-chefe da Nova Futura Investimentos, Pedro Paulo Silveira, a alta dos preços "representa um choque temporário em uma economia que precisa manter uma política de estímulo".

O dilema do governo

O governo do presidente Jair Bolsonaro se depara com uma equação inédita: como evitar que milhões de brasileiros que dependem de ajuda emergencial caiam na fome, sem perder a confiança dos mercados, alarmados com o aumento da dívida pública e do atraso das reformas prometidas?

Esses auxílios emergenciais, concedidos desde abril para amenizar os efeitos da pandemia, representam 8,6% do PIB e devem ter fim em janeiro.

"Um ajuste fiscal a curto prazo seria uma inumanidade", ressalta Margarida Gutierrez, professora de macroeconomia do Instituto Coppead da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

"Mas o risco inflacionário que vem do risco fiscal é real. A mecânica da inflação, quando vem pelo risco fiscal, é via cambio, não via demanda", explica Gutierrez, referindo-se à forte desvalorização do inflação nos últimos meses.

O Congresso deve votar algumas das reformas propostas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, mandando "um sinal aos investidores que a gente vai ter que gastar um pouco mais, mas que estamos atuando e que no médio e longo prazo teremos restrições fiscais", acrescentou Gutierrez.

Esses sinais, concordam os especialistas, serão cada vez mais difíceis de enviar à medida que se aproximam as eleições de 2022, nas quais Bolsonaro espera ser reeleito.

O BCB está "refém da política fiscal, e não controla esses rumos", sinaliza Gutierrez, que descarta que um colapso da demanda por conta do fim dos auxílios reduza automaticamente a inflação.

"Existem outros fatores que o impulsionam, como a demanda internacional por commodities agrícolas ou a taxa de câmbio", explica, lembrando que 2015 foi um ano em que o Brasil experimentou uma contração econômica de 3,5% e inflação de 10,68%.

A previsão oficial para 2020 é de uma retração de 4,5% do PIB.