IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

EUA aumentam previsão de crescimento do PIB para 33,4% no 3º trimestre

Getty Images
Imagem: Getty Images

22/12/2020 11h54

O Departamento do Comércio dos Estados Unidos anunciou hoje uma revisão com leve alta da estimativa de crescimento em ritmo anual do Produto Interno Bruto (PIB) para o terceiro trimestre, a 33,4%.

Esta é a estimativa final do Departamento, que havia anunciado antes um crescimento de 33,1%.

Os analistas contavam com um crescimento do PIB sem mudanças em relação à estimativa publicada anteriormente.

O crescimento histórico registrado no terceiro trimestre chega após uma contração também histórica no segundo (-31,4%), provocada pelas medidas adotadas para combater a pandemia de covid-19.

A atividade econômica ficou paralisada na primavera (hemisfério norte, outono no Brasil).

Os países não usam o mesmo modelo de cálculo para o PIB, o que complica as comparações internacionais.

Os Estados Unidos se concentram no crescimento em ritmo anual do PIB, que é comparado com o trimestre anterior e depois projeta a evolução ao longo de todo ano.

Comparado com o terceiro trimestre do ano passado, o PIB diminuiu 2,8% (contra -2,9% estimado anteriormente), o que demonstra que a economia americana está longe de ter se recuperado do trauma provocado pela pandemia.

Além da reabertura das lojas, restaurantes e da reativação das fábricas, o forte aumento de casos registrado entre julho e setembro foi alimentado pelo gigantesco plano de estímulo de 2,2 trilhões de dólares votado em março pelo Congresso para ajudar as famílias e empresas a enfrentar a pandemia.

A maioria dos auxílios deste pacote de apoio expirará no outono.

Diante do aumento da pandemia e da desaceleração da retomada desde o outono, o Congresso aprovou na segunda-feira à noite um novo pacote de auxílios de aproximadamente 900 bilhões de dólares, no qual destaca a concessão de cheques para as famílias, seguro-desemprego suplementar ou auxílios para as pequenas empresas.