IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vacinados poderão viajar do Reino Unido para a França sem razão convincente

Aeroporto na França - Getty Images
Aeroporto na França Imagem: Getty Images

Da AFP

13/01/2022 13h14Atualizada em 13/01/2022 13h50

Viajantes do Reino Unido vacinados contra a covid poderão entrar na França a partir de sexta-feira, mesmo sem apresentar uma razão convincente, anunciou nesta quinta-feira (13) o ministro do Turismo francês, Jean-Baptiste Lemoyne à emissora TV5 Monde.

"As pessoas vacinadas do Reino Unido não terão mais que apresentar uma razão convincente", disse Lemoyne , anunciando também que não devem mais ficar em quarentena.

Aos vacinados será solicitado um teste de diagnóstico negativo, realizado 24 horas antes da partida.

Além de apresentar esse teste negativo, as pessoas não vacinadas ainda devem apresentar um "motivo imperioso" e não poderão viajar a lazer. "A vacina faz a diferença", explicou.

O governo francês havia estabelecido há um mês que viajantes com partida ou destino para o Reino Unido deveriam justificar a viagem com um motivo convincente, devido ao aumento de infecções pela variante ômicron.

Mas em plenas festas de fim de ano e início da temporada de inverno nas estâncias de esqui, este setor manifestou a sua preocupação com a ausência de grande parte dos seus clientes britânicos.

"A clientela britânica representa 15% de todas as estações de esqui francesas", explicou Lemoyne, lembrando que o governo apoiou financeiramente o setor do turismo atingido pela pandemia.

O anúncio foi bem recebido nas estações de esqui.

"É um grande alívio", disse à AFP François Badjily, diretor da popular empresa de turismo de Alpe d'Huez.

O setor na França regista um decréscimo de 8% nas reservas comparado a 2019, mas com cenários diferentes (-14% nos Alpes e +12% nos Pireneus), segundo a agência especializada Protourisme.