IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dois genros de ex-presidente cazaque são expulsos da direção de empresas energéticas

O ex-presidente do Cazaquistão Nursultan Nazarbayev - 16.jan.2018 - Nicholas Kamm/AFP
O ex-presidente do Cazaquistão Nursultan Nazarbayev Imagem: 16.jan.2018 - Nicholas Kamm/AFP

15/01/2022 11h20

Dois genros do ex-presidente do Cazaquistão Nursultan Nazarbayev foram expulsos da direção de grandes empresas de energia - anunciaram autoridades locais neste sábado (15), sinal das lutas pelo poder em curso, após distúrbios sem precedentes no país.

Dimach Dossanov deixou a presidência da empresa nacional de transporte de petróleo KazTransOil, e Kairat Charipbaiev, a da companhia de gás QazaqGaz (antiga KazTransGas), declarou o fundo soberano do Cazaquistão em um comunicado.

De acordo com a imprensa local, Charipbayev, de 58 anos, é marido da filha mais velha de Nazarbayev, Dariga Nazarbayeva, e Dossanov, de 40, é casado com a filha caçula, Aliya.

O anúncio destas medidas se dá após os violentos e mortais distúrbios que abalaram o Cazaquistão no início de janeiro, causando dezenas de mortes.

O atual presidente, Kassym Jomart Tokayev, sucedeu a seu mentor, Nazarbayev, em 2019, uma transição que parecia ter sido bem-sucedida. Este último governou o maior país da Ásia Central com mão de ferro por três décadas.

A crise do início de janeiro expôs as deficiências da elite no poder, e Tokayev atacou Nazarbayev, de maneira inédita na terça-feira, acusando-o de ter favorecido o surgimento de uma "casta de ricos".