IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

EUA boicotarão sessões do G20 com participação russa

18/04/2022 14h01

Washington, 18 Abr 2022 (AFP) - A secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, que representa os Estados Unidos esta semana no encontro de ministros das Finanças do G20, boicotará algumas das reuniões, se a Rússia participar delas - informou um funcionário de alto escalão de sua equipe, nesta segunda-feira (18).

Os Estados Unidos e seus aliados "continuarão seus esforços" para aumentar a pressão econômica sobre a Rússia, advertiu o departamento em um comunicado.

A secretária de Joe Biden planeja, porém, participar da reunião de abertura do G20 das Finanças, dedicado à economia global.

O evento reunirá, na quarta-feira, os ministros das finanças e os banqueiros centrais desses países, incluindo a Rússia.

Os Estados Unidos não querem que a presença de autoridades russas no G20 impeça que eles e seus aliados continuem seu trabalho, disse o funcionário, enfatizando que este G20 não pode ser um encontro como outro para a Rússia.

O ministro das Finanças russo estará presente virtualmente, pelo menos em algumas sessões, acrescentou.

É possível que vários países do G7 deixem a reunião do G20 quando a Rússia falar, segundo informou na sexta-feira o ministro da Economia da França, Bruno Le Maire.

Paralelamente, os Estados Unidos e seus aliados "continuarão seus esforços conjuntos para aumentar a pressão econômica sobre a Rússia", alertou o Departamento do Tesouro americano em comunicado.

O funcionário americano esclareceu em particular que aqueles que tentarem evitar essas sanções serão alvos.

A secretária americana do Tesouro deve se encontrar com o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, mas o dia da reunião não foi especificado.

Janet Yellen também realizará uma entrevista coletiva na quinta-feira às 12h00 (horário de Brasília).

"A secretária Yellen reforçará o compromisso dos Estados Unidos com o multilateralismo e avançará nas prioridades políticas americanas para uma recuperação econômica inclusiva", informou o Tesouro em seu comunicado.

A tributação global no mundo digital, a luta contra a crise climática, bem como "a crescente crise global de segurança alimentar resultante da guerra brutal e ilegal da Rússia contra a Ucrânia" também estarão entre os tópicos destacados por Washington.

O G20 das Finanças será realizado na quarta-feira, como parte da semana das Reuniões de Primavera do FMI e do Banco Mundial, para as quais são esperadas delegações reduzidas de alguns países em Washington, enquanto as coletivas de imprensa serão em formato virtual.

A coletiva de imprensa do G20 acontecerá na quarta-feira às 16h30 (de Brasília).

Os países ocidentais querem excluir a Rússia do G20. Mas a Indonésia, que preside o grupo este ano e aparece como uma potência de tamanho médio não alinhada, quer ser "imparcial".