IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

PF investiga grupo suspeito de fraudar auxílio emergencial em Brasília

Grupo investigado seria especializado em fraude no auxílio emergencial, segundo a PF - André Ricardo/Enquadrar/Estadão Conteúdo
Grupo investigado seria especializado em fraude no auxílio emergencial, segundo a PF Imagem: André Ricardo/Enquadrar/Estadão Conteúdo

18/11/2020 09h06

A Polícia Federal deflagrou hoje a Operação Resiliência, em Brasília, com o objetivo de "desmantelar uma organização criminosa especializada no cometimento de fraudes no auxílio emergencial", criado pelo governo federal.

Segundo os investigadores, há indícios de que o grupo tem envolvimento com outras práticas criminosas, como tráfico de drogas e fraudes com o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e com benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Cerca de 80 policiais cumprem 14 mandados de busca e apreensão. De acordo com a PF, as investigações tiveram início após a identificação de criminosos que recebiam o auxílio, criado com o objetivo de assegurar uma renda mínima para a população durante a pandemia do novo coronavírus, de forma fraudada.

Além de usar os próprios nomes, os suspeitos usavam nomes de outras pessoas para se beneficiar da fraude, dando a elas um percentual do valor recebido.

"Até o momento, cinco pessoas foram presas em flagrante, duas pelo crime de tráfico ilícito de entorpecentes e três por posse ilegal de arma de fogo", informou a PF em nota.