IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Justiça mexicana permite que empresa de Carlos Slim entre no ramo da TV paga

O mexicano Carlos Slim, dono da Telmex, é o mais rico do mundo, segundo lista da "Forbes" - Jason DeCrow/AP
O mexicano Carlos Slim, dono da Telmex, é o mais rico do mundo, segundo lista da "Forbes" Imagem: Jason DeCrow/AP

25/11/2011 13h27

Uma juíza federal do México outorgou hoje um habeas corpus ao empresário mexicano Carlos Slim, o homem mais rico do mundo, para que ele possa, pela primeira vez, entrar no ramo da televisão por assinatura.

Segundo a decisão, o Ministério de Comunicações e Transportes "atuou ilegalmente" ao negar à empresa Teléfonos de México (Telmex), que faz parte do conglomerado Carso, de propriedade de Slim, o acesso ao negócio das TVs por assinatura.

As autoridades mexicanas, por sua vez, argumentaram que não podiam permitir que a companhia oferecesse este serviço porque não havia sido estabelecido em sua concessão.

Analistas consideram, no entanto, que por trás do rechaço estava a pressão do chamado "duopólio" da televisão mexicana, que é formado pelas cadeias Televisa e TV Azteca.

A empresa comandada por Slim já promovia o serviço de TV por assinatura em diversos países da região, sendo que na última edição dos Jogos Pan-Americanos, que foram realizados em Guadalajara, transmitiu as competições de forma on-line, o que causou reclamações da concorrente TV Azteca