IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

México e Argentina parabenizam Azevêdo por vitória na OMC

08/05/2013 10h22

O México e a Argentina felicitaram o embaixador brasileiro Roberto Azevêdo, eleito ontem como novo secretário-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). Trata-se do primeiro latino-americano a ocupar o cargo.

O governo argentino saudou com "grande satisfação" a eleição de Azevêdo e disse acreditar que sua gestão contribuirá para um intercâmbio comercial "mais justo e inclusivo".

"Contribuirá para conseguir um comércio mais justo e inclusivo que leve seus benefícios a todos os locais do planeta, especialmente ao mundo em desenvolvimento", disse o Ministério das Relações Exteriores da Argentina.

Segundo o governo argentino, a eleição do candidato brasileiro reflete também "a vocação de nossos países para avançar no consenso da construção da ordem econômica mundial".

Por sua vez, o Ministério da Economia do México afirmou que a eleição de Azevêdo reflete que "a América Latina se posicionou como uma região sólida com crescimento sustentável e com amplas perspectivas".

Azevêdo concorreu ao cargo com o candidato mexicano Herminio Blanco, ex-ministro do Comércio e ex-negociador de vários acordos, entre eles o Tratado de Livre Comércio (TLC) da América do Norte com Estados Unidos e Canadá.

Blanco expressou a Azevêdo seu reconhecimento e manifestou seu apoio total ao novo cargo, assinalou o Ministério. O governo mexicano disse ainda que a é necessário "superar a paralisia atual e o 'status quo', o tempo de fortalecer e revitalizar a OMC".