IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Restaurante grego na Alemanha batiza pratos com nome de líderes

Yanis Varoufakis, ex-ministro grego - John Thys/AFP Photo
Yanis Varoufakis, ex-ministro grego Imagem: John Thys/AFP Photo

28/07/2015 12h39

BERLIM, 27 JUL (ANSA) - Enquanto a crise vem corroendo as finanças da população por toda a Grécia, algumas pessoas que vivem no exterior enxergaram nela uma oportunidade de ganhar dinheiro.   

É o caso de Georgios Chrissidis, dono de um restaurante grego em Berlim, na Alemanha, que criou um cardápio especial "homenageando" líderes da sua pátria natal e daquela que o acolheu.   

Situado em Kreuzberg, bairro multiétnico da capital alemã, a casa tem em seu menu, por exemplo, um prato de carne bovina chamado "Varoufakis", em referência ao ex-ministro das Finanças da Grécia Yanis Varoufakis, que é contra o acordo com os credores europeus de Atenas.   

"Pensei que esse prato combinava com o personagem e seu estilo", disse Chrissidis à agência "DPA", acrescentando que a novidade tem feito muito sucesso entre os clientes.   

Já a chanceler Angela Merkel foi parar nas sobremesas, especificamente no "Doce Merkel", uma forma de, segundo o dono do restaurante, homenagear a postura da líder durante as negociações com a Grécia. "No fim das contas, ela foi doce nas tratativas", explicou.   

Até o ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, um dos mais duros nas conversas com o governo grego, está no cardápio. Chrissidis batizou de "Schäublexit" (trocadilho com o sobrenome do alemão e a palavra "saída" em inglês) um prato com carne de cordeiro.   

"Frequentemente, os carneiros se colocam no meio da rua e nos impedem de avançar", comentou, irônico, o dono do restaurante, que está há 24 em terras germânicas. Apesar dos temores iniciais, os clientes receberam a novidade positivamente. "As pessoas riem quando veem esses pratos no menu, acham divertido e ninguém cria problemas", contou. (ANSA)