IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Perto de ser reestatizada, Alitalia pode mudar de nome

CEO diz que empresa seguirá no mercado premium, descartando investida no setor de baixo custo - Filippo MONTEFORTE / AFP
CEO diz que empresa seguirá no mercado premium, descartando investida no setor de baixo custo Imagem: Filippo MONTEFORTE / AFP

Da ANSA, em Roma (Itália)

10/09/2020 13h10

Perto de ser reestatizada, a Alitalia, maior empresa italiana de aviação civil, pode ganhar um novo nome.

O CEO designado pelo governo para a newco, Fabio Lazzerini, participou hoje de uma audiência na Câmara dos Deputados e cogitou a alteração.

"Ainda precisamos ver se a nova empresa conseguirá se chamar assim. Não damos o nome como certo. O nome é um ativo e tem um grande valor, sobretudo no exterior, mas não é dado como certo", explicou, respondendo a questionamentos de parlamentares.

Lazzerini também disse que a nova Alitalia manterá seu posicionamento no mercado premium, descartando uma investida no setor de baixo custo. O decreto de reestatização da companhia aérea já está nas mãos dos ministros competentes, mas ainda não há prazo para concluir a operação.

A Alitalia pertence à holding Compagnia Aerea Italiana (51%) e à Etihad Airways (49%), mas está sob intervenção do governo desde maio de 2017 por causa de uma crise de liquidez que a deixou à beira da falência.

Decretos aprovados em março e maio pelo governo autorizam um aporte de até 3 bilhões de euros (cerca de R$ 18,9 bilhões) para devolver a empresa ao poder público, mas a operação dependerá de aval da União Europeia.