IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Como um tuíte custou US$ 8 bilhões ao Twitter

Dan Simmons

Repórter de Tecnologia

30/04/2015 08h04Atualizada em 30/04/2015 14h02

As ações do Twitter na Bolsa de Valores caíram 25% na noite de terça-feira (28) por causa de uma única mensagem publicada na rede social.

Na hora do fechamento da Bolsa, as ações da companhia haviam caído US$ 8 bilhões.

A queda ocorreu porque o ânimo dos investidores foi afetado pela publicação acidental de um balanço de resultados que deveria ter sido apresentado apenas após o fechamento dos mercados.

Mas como isso aconteceu? E como isso resultou no nível mais baixo das ações da empresa desde sua estreia no mercado?

O que aconteceu?

O Twitter ia anunciar seus lucros no primeiro trimestre do ano depois do fechamento do pregão de terça-feira em Nova York.

Essa prática dá tempo aos investidores para digerir a informação, dormir e depois voltar a negociar no dia seguinte.

Mas alguém pensou que seria uma boa ideia tornar a informação pública antes, na página de relações com investidores da Nasdaq, a bolsa de valores especializada em empresas de tecnologia.

Inicialmente, ninguém pareceu notar o erro, até que um tuíte bem colocado chamou a atenção para a informação revelando o desempenho abaixo do esperado do Twitter.

Os mercados estavam abertos ainda e o Twitter não teve tempo de apresentar formalmente os resultados com um comunicado para explicá-los.

O tuíte-pivô da brusca queda das ações da empresa veio da Selerity, consultoria que presta um serviço de informações específico para investidores.

Ela busca automaticamente documentos, comunicados para a imprensa e informações em redes sociais que possam ser úteis para os investidores. Envia então a seus assinantes o que chama de "inteligência" processada em tempo real.

Neste caso, a informação repassada veio da página da Nasdaq no Twitter.

A Selerity também divulgou a fonte da informação, para afirmar que era legítima.

As ações do Twitter caíram 6% antes que as negociações dos papéis fossem momentaneamente suspensas.

Quando elas foram retomadas, tinham caído mais 19%, antes de terminar o dia em queda de 18%.

De quem é a culpa?

O deslize parece ter sido da Nasdaq, depois que o Twitter entregou à bolsa detalhes de seus rendimentos antes de estarem prontos para a publicação oficial.

É como um site ou jornal violando um relatório embargado até um horário específico.

O fator-chave no incidente foi um computador da Selerity que faz busca na rede mundial de computadores em busca de informações financeiras importantes. Foi esse aparelho que encontrou a mensagem.

A Selerity diz que as pessoas ficaram sabendo da informação através da própria rede do Twitter.

Mas não rompeu nenhuma regra porque os resultados já haviam sido publicados e eram considerados de domínio público.

A Nasdaq culpou uma divisão sua chamada de Shareholder.com, que presta serviços para investidores.

"A publicação foi provocada por um problema operativo que expôs o comunicado na página de relações com investidores de Twitter durante cerca de 45 segundos", disse a Nasdaq.

"Durante esses segundos, o site foi captado por um terceiro que difundiu publicamente a informação", disse.

Não é a primeira vez

Não se trata da primeira vez que isso acontece. Há seis meses, a Nasdaq publicou acidentalmente os resultados do banco JP Morgan horas antes do encerramento das negociações da bolsa de valores.

A Selerity também se envolveu em um episódio similar. Em 2011, ela obrigou a Microsoft a publicar um comunicado oficial com seu resultado financeiro ao descobrir que os dados já estavam disponíveis em uma parte pouco acessada de seu site.

Mas o vazamento do tuíte não foi o único culpado pela queda nas ações do Twitter. Os resultados do primeiro trimestre foram claramente decepcionantes. Os lucros foram US$ 20 milhões abaixo dos US$ 456 milhões esperados por analistas. As previsões de rendimentos futuros também foram reduzidas.

O presidente-executivo do Twitter, Dick Costolo, se disse decepcionado com as cifras.

Por outro lado, a rede social anunciou novidades positivas. Seu conteúdo está mais integrado com as buscas do Google e a empresa negocia com a Apple integração semelhante.

Além disso, há planos para que as linhas do tempo das páginas dos usuários sejam programadas para destacar as publicações mais importantes das contas que seguem.

O que significa dizer que na timeline de quem segue a conta da empresa Twitter, deverão aparecer postagens da Selerity.