IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsa de Atenas deve cair 20%, dizem investidores

02/08/2015 20h04

A Bolsa de Valores de Atenas, na Grécia, deve reabrir nesta segunda-feira com uma grande queda que deve chegar aos 20%, segundo previsão de operadores.

Esta será a primeira vez que a bolsa retoma suas operações depois de ficar fechada por um período de cinco semanas, desde que o governo do país impôs o controle de saques em bancos no auge da crise econômica.

Investidores afirmam que esperam grandes perdas devido ao temor em relação à possível piora na economia da Grécia.

Takis Zamanis, operador chefe da Beta Securities, é um dos investidores pessmistas em relação ao pregão desta segunda-feira.

"A possibilidade de ver mesmo apenas um aumento em uma ação na sessão de amanhã é quase zero. Há muita incerteza em relação à capacidade do governo de fechar... o pacote de ajuda a tempo e devido à possivel convocação de novas eleições", afirmou.

As ações de bancos devem ser as mais atingidas pois o setor financeiro da Grécia precisa de uma injeção de capitais.



Informações do jornal Avgi, que é próximo do governo do primeiro-ministro Alexis Tsipras, sugerem que o governo grego está pedindo cerca de 10 bilhões de euros (mais de R$ 37 bilhões) neste mês para recapitalizar os bancos.

Parte do índice

Os bancos são responsáveis por um quinto do índice principal da Bolsa de Atenas. E as ações do Banco Nacional da Grécia, listadas nos Estados Unidos, caíram cerca de 20% durante o período em que a Bolsa de Atenas esteve fechada.

"O foco estará nas ações de bancos, elas vão sofrer mais pois seus investidores precisam enfrentar uma diluição da recapitalização (esperada) no setor", afirmou um gerente de bens em uma gestora de fundos da Grécia.

Segundo ele os bancos gregos não terão lucro em 2015 e estão sofrendo com o aumento nos empréstimos ruins devido à crise.

"Será realista esperar uma queda entre 15% e 20% na abertura do mercado na segunda-feira", acrescentou.

Apesar de a Grécia ter acertado um pacote de ajuda com seus credores no mês passado, a luta política em Atenas a respeito das condições deste acordo ainda podem resultar na convocação de eleições antecipadas por Alexis Tsipras.

A Comissão Europeia espera que a Grécia volte à entrar em recessão em 2015, registrando uma contração entre 2% e 4% em sua economia.

A economia do país esteve em recessão durante seis anos, até 2014.