IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dólar dispara na Argentina: por que medidas de Macri não estão funcionando?

Macri tem cada vez menos opções para resolver o problema de falta de confiança na Argentina - Natacha Pisarenko/AP
Macri tem cada vez menos opções para resolver o problema de falta de confiança na Argentina Imagem: Natacha Pisarenko/AP

Daniel Pardo

Correspondente da BBC News Mundo na Argentina

31/08/2018 06h17Atualizada em 31/08/2018 10h28

Eram 8h30 de uma quarta-feira ensolarada em Buenos Aires quando o presidente da Argentina, Mauricio Macri, começou um anúncio em cadeia nacional com um sorridente "bom dia".

"Na última semana temos tido novas evidências de falta de confiança por parte do mercado", continuou, para então anunciar um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para que o órgão adiante parte da linha de financiamento que foi acordada em maio para evitar o colapso da economia argentina.

A mensagem dura menos de dois minutos, é breve e omite detalhes sobre de quanto será o adiantamento e quando ele será liberado.

A ideia, disse Macri, era acalmar os rumores de que a Argentina pode voltar a declarar moratória, uma interrupção de pagamentos de dívidas que representaria, no mínimo, o fracasso político de um governo de tecnocratas que foi elogiado por botar ordem nas contas públicas.

Leia também:

Peso despenca

O objetivo do presidente não se cumpriu. Ao contrário: o peso argentino perdeu 8% do seu valor, a pior queda em um só dia desde 8 de maio, quando Macri anunciou a polêmica volta do FMI.

A mensagem, que buscava gerar confiança, parece apenas tê-la transformado em pó.

O governo argentino fez muitas coisas para deter a queda do peso, que perdeu 50% do seu valor no último ano: investiu reservas, mexeu no gabinete, contraiu dívida, reestruturou a dívida local e subiu a taxa de juros a 60%, a mais alta do mundo. Na quinta-feira, o Banco Central da Argentina anunciou que vai leiloar US$ 500 milhões.

Mas a chamada "corrida cambial" continua, e com ela se aprofunda o medo entre os argentinos, que recorrem ao dólar para se defender da desvalorização.

Os argentinos recorrem ao dólar quando veem que seu preço está cada vez mais alto - Eitan Abramovich/AFP - Eitan Abramovich/AFP
Os argentinos recorrem ao dólar quando veem que seu preço está cada vez mais alto
Imagem: Eitan Abramovich/AFP

Erros e infortúnios do presente

É difícil decidir por onde começar uma explicação do que acontece com a economia argentina: pela bagunça histórica e estrutural ou pelos erros e infortúnios do presente. Isso porque há

Macri, um milionário ex-empresário, quis resolver os problemas herdados do governo de Cristina Kirchner --alta inflação e déficit fiscal-- com um modelo liberal e de mercado. De maneira gradual, cortou salários públicos, baixou impostos para exportações e aumentou as tarifas dos serviços subsidiados, entre outras medidas. Fez acordos para se endividar e expandir obras públicas.

Mas enquanto Macri queria fazer a Argentina "voltar ao mundo", este estava em outro ritmo: protecionismo, aumento de juros nos Estados Unidos e um clima de tensão política e financeira.

Quando, em maio, ficou claro que seu plano estava esgotado e seria necessário recorrer ao FMI, um organismo que quase nunca rendeu boas experiências no país, o capital político de Macri já estava muito desgastado. Ali, os mercados começavam a perguntar se o projeto, pensado inicialmente para duas décadas, duraria sequer quatro anos.

Agora, tanto a inflação quanto o déficit fiscal estão mais altos do que quando Macri chegou ao poder, em dezembro de 2015. E é quase certo que o país voltará à recessão.

Eleições: Cristina pode voltar?

Dentro de um ano haverá eleições, e muitos, sobretudo os mercados, se perguntam se, no meio desta crise econômica, o projeto liberal de Macri pode ser reeleito ou se o país voltará ao protecionismo do passado.

Cristina Kirchner pode ser candidata, mas, se por um lado tem 30% de aceitação, por outro carrega cinco acusações de corrupção em que está implicada ou sendo processada.

A última delas, conhecida como "os cadernos das propinas K", dá impressão de que a corrupção era sistemática e estava incrustada no seio do poder político e econômico argentino, o que também afetou negativamente a confiança dos investidores no país sul-americano.

Mercados não confiam

E confiança não é exatamente algo que a Argentina tenha gerado ao longo da história. 

Ao menos desde os anos 1970, governos autoritários e democráticos mudaram o modelo econômico aplicado no país, que é um dos maiores exportadores de alimentos do mundo.

O que sobrou dos saltos entre liberalismo e protecionismo foram déficits comerciais e fiscais estruturais e uma ideia geral de que na Argentina, o país que mais caiu na bancarrota depois da Venezuela, não se deve confiar.

Às 8h30 da manhã da quarta-feira, Macri provou que conta com o apoio político e financeiro do FMI.

De fato, dez horas depois do anúncio, a diretora do órgão, Christine Lagarde, comunicou que reitera seu "apoio aos esforços da política argentina" e sua "disposição para ajudar o governo a revisar seus planos de política econômica".

Mas, durante o dia, ficou claro que isso não basta para os investidores, preocupados com uma agenda local dominada por protestos, escândalos de corrupção e números macroeconômicos no vermelho. Para eles, um sorriso minutos antes de os mercados abrirem não é suficiente.