IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Canal de Suez: por que a tripulação do Ever Given ainda está presa na embarcação (e pode passar anos lá)

Representantes da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transporte (ITF) embarcaram no Ever Given na semana passada para verificar a saúde e o bem-estar da tripulação - ITF
Representantes da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transporte (ITF) embarcaram no Ever Given na semana passada para verificar a saúde e o bem-estar da tripulação Imagem: ITF

Cristina J. Orgaz - @cjorgaz

BBC News Mundo

27/04/2021 08h38Atualizada em 27/04/2021 10h01

Há quase um mês eles vivem em um navio encalhado, reféns temporários de um conflito multimilionário envolvendo um navio de bandeira panamenha, de propriedade de uma holding japonesa, operado por uma empresa alemã, com tripulação indiana.

Como se isso não bastasse, eles estão presos no Egito, longe de casa. Mais especificamente no Grande Lago Amargo, no sistema do Canal de Suez.

O navio cargueiro Ever Given encalhou no canal de 23 a 29 de março, causando o bloqueio de uma das principais rotas marítimas comerciais do mundo.

Três semanas depois, os 25 tripulantes a bordo do navio ainda estavam em boas condições e até a Federação Internacional dos Trabalhadores em Transporte (ITF), que pôde visitá-los no barco, disse que eles estão "de bom humor".

No entanto, a tripulação está em uma posição delicada e compreensivelmente ansiosa para saber se poderá voltar para casa como de costume quando seus contratos terminarem, explica o comunicado da ITF.

A Autoridade do Canal de Suez já avisou que o navio permanecerá no Egito e sua tripulação não será capaz de abandoná-lo até que sejam pagos os quase US$ 1 bilhão exigidos para compensação de danos, pela operação de salvamento e pela "perda de reputação".

"É natural que eles fiquem ansiosos com a incerteza da situação", disse à BBC Mundo Abdulgani Serang, do sindicato Indian Boaters' Union, que representa a equipe do Ever Given.

Representantes da ITF abordam Ever Given, que está ancorado no Grande Largo Amargo, no Egito - ITF - ITF
Representantes da ITF abordam Ever Given, que está ancorado no Grande Largo Amargo, no Egito
Imagem: ITF

Mas Serang também destacou que a Bernard Schulte, empresa alemã que alugou o barco e contratou a tripulação, é conhecida e os marinheiros têm acordos sindicais adequados.

Quando o Ever Given encalhou, inicialmente se culpou as condições meteorológicas. Mas logo os investigadores passaram a questionar a competência do pessoal e uma possível negligência.

Alguns meios de comunicação na Índia noticiaram a preocupação do sindicato de que a tripulação pudesse ser usada como bode expiatório, inclusive com possibilidade de prisão domiciliar.

Mas Serang lembra que embora "o navio tenha sido apreendido por ordem dos tribunais egípcios, não foram levantadas dúvidas sobre seu profissionalismo".

O Ever Given, que aparece no canto superior esquerdo da imagem, causou um congestionamento histórico - Reuters - Reuters
O Ever Given, que aparece no canto superior esquerdo da imagem, causou um congestionamento histórico
Imagem: Reuters

No momento, o status oficial do navio é de "confiscado", segundo a Evergreen, empresa de navegação que aluga porta-contêineres da holding japonesa Shoei Kisen Kaisha. Ninguém foi formalmente acusado pelo incidente.

Especialistas alertam que a resolução desse litígio internacional entre todas as empresas, seguradoras e agências governamentais pode levar anos.

Enredo legal

Enquanto a Autoridade do Canal de Suez argumenta que os esforços para libertar o navio foram caros e deveriam ser compensados, os armadores entraram com um processo no Reino Unido contra a empresa que operava o Ever Given.

Todas essas acusações e processos mostram que determinar o responsável e a indenização não será fácil.

Em meio a esse intrincado contexto jurídico está a tripulação.

"Não houve perda de vidas, nenhum derramamento de óleo ou atividade criminosa no incidente. É apenas uma questão civil sobre as implicações financeiras negociadas pelos proprietários egípcios, fretadores, seguradoras e autoridades", disse o representante do Sindicato Indian Boaters' Union.

"Parece que a tripulação indiana a bordo do Ever Given terá que estar preparada para uma longa prisão", disse o capitão Sanjay Prashar ao jornal The Times of India.

Quase dois milhões de barris de petróleo e aproximadamente 8% do gás natural liquefeito passam pelo Canal de Suez todos os dias - Getty Images - Getty Images
Quase dois milhões de barris de petróleo e aproximadamente 8% do gás natural liquefeito passam pelo Canal de Suez todos os dias
Imagem: Getty Images

Pelo lado positivo, a investigação da ITF concluiu que não houve violação dos contratos de pessoal do navio e que todos receberam seu salário de março.

É por isso que neste momento não se considera um caso de abandono como o do marinheiro Mohammed Aisha, que foi obrigado a ficar quase quatro anos num navio abandonado na costa sul do Egito. As autoridades só queriam permitir que Aisha deixasse a embarcação quando o dono do navio encontrasse um substituto para o lugar dele ou quando o navio fosse vendido.

De acordo com a Federação Internacional de Trabalhadores em Transporte, no Egito, oficiais a bordo de navios detidos ocasionalmente acabam em um status equivalente a prisão domiciliar, às vezes por anos.

Não é a primeira vez

Na verdade, não é a primeira vez que a tripulação de um navio fica presa contra sua vontade.

Em junho de 1967, 15 navios que passavam pelo canal foram pegos no fogo cruzado entre Israel e o bloco formado pelo Egito, Síria e Jordânia durante a Guerra dos Seis Dias.

Enquanto o conflito estava sendo resolvido, os barcos ancoraram no Grande Lago Amargo para não virarem alvos.

A guerra terminou no dia 10 de junho, com a derrota dos três países árabes.

Mas o Egito manteve o bloqueio e os 14 navios não puderam partir.

Graças às negociações diplomáticas, alguns dos marinheiros partiram em duas semanas, disse Peter Snow, apresentador da BBC Radio 4, no programa de 2010 The Yellow Fleet. Mas o resto da tripulação ficou preso por três meses.