IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Sonho de telas duras para iPhones da Apple leva GT Advanced a tropeçar

Tim Culpan, Tim Higgins e Dawn McCarty

09/10/2014 15h47

9 de outubro (Bloomberg) ? A Apple Inc. manteve o vidro da Corning Inc. para os últimos iPhone depois que a GT Advanced Technologies Inc. não conseguiu proporcionar telas de safira suficientemente duras para funcionar com os smartphones, revés que demonstrou ser desastroso.

A GT Advanced explicará a um tribunal federal de falências dos EUA hoje por que uma "crise severa de liquidez" a obrigou a recorrer à protecção conferida ao abrigo do Capítulo 11, ilustrando as armadilhas para um fornecedor que muda seu modelo de negócios a fim de fabricar um produto novo para um único cliente.

A GT Advanced reorientou suas operações do fornecimento de materiais e equipamentos para painéis solares e chips para a fabricação de safira sintética para a Apple a fim de que as telas do iPhone pudessem ser duras e resistir arranhões. A GT Advanced até acumulou US$ 578 milhões em empréstimos de pagamento antecipado da Apple para pagar os equipamentos para produzir o material, que não foi incluído na última versão do iPhone.

Ainda antes de pasmar os investidores com a declaração de falência em 6 de outubro e desencadear uma queda de 93 por cento das ações, sinais de problemas começaram a emergir em agosto. O CEO da GT Advanced, Thomas Gutierrez, disse que ele se sentia "muito positivo em relação ao nosso negócio de materiais de safira", mas a empresa disse que uma fábrica de 130.064 metros quadrados em Mesa, Arizona, não estaria totalmente operacional até o começo de 2015.

Em um documento de informe de lucros trimestrais apresentado à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) naquele mês, a GT Advanced disse que tinha "incorrido em custos significativos" durante os primeiros seis meses deste ano nos trabalhos de conversão da fábrica para que pudesse produzir o material.

"A operação em Mesa está se dando com uma estrutura de custos totais e unitários substancialmente acima da estrutura de custos almejada para as instalações", disse a empresa com sede em Merrimack, New Hampshire, na época. A empresa advertiu que "se não formos capazes de remediar essas ineficiências na produção", toda uma série de coisas poderia acontecer, incluindo um calote no seu acordo com a Apple.

Telas de safira

Em 4 de novembro, a GT Advanced revelou um acordo multianual para fornecer safira à Apple, a segunda substância mais dura na Terra depois dos diamantes. As ações da GT Advanced subiram 21 por cento pela notícia. Ainda que a Apple nunca tenha dito publicamente para que planejava usar o vidro, no final de 2013 a empresa com sede em Cupertino, Califórnia, concordou em outorgar os pagamentos antecipados para ajudar a GT Advanced a montar as instalações em Arizona.

O plano original da Apple era utilizar a safira para a tela dos seus últimos modelos de iPhone antes de voltar ao Gorilla Glass da Corning devido às preocupações com que não houvesse suficiente oferta, disse uma fonte do setor. O iPhone 6 e o 6 Plus saíram à venda em setembro, sendo vendidas mais de 10 milhões de unidades durante o fim de semana da estreia, um recorde. Testes reprovados

As lâminas de safira produzidas pela GT Advanced reprovaram constantemente referências técnicas, incluindo testes de queda, segundo fontes do setor que pediram o anonimato porque a informação é privada. Um enfraquecimento causado pelo processo de corte e trituração é a maior dificuldade apresentada pela safira e não é um problema exclusivo da GT Advanced, disseram as fontes.

Planos desbaratados

A GT Advanced tinha programado começar a amortizar o dinheiro emprestado em janeiro, ora à vista ora com um crédito para cancelar as compras de material de safira da Apple.

Os pagamentos antecipados poderiam esgotar o caixa da empresa e se a GT Advanced desse calote, a Apple teria direito a tomar posse do equipamento de fabricação. A Apple também poderia cancelar pagamentos adiantados e exigir a quita antes se a GT Advanced não conseguisse gerar material de safira "conforme o especificado antes de uma data concordada, ou não poderemos cumprir com certos requerimentos financeiros", segundo documentos regulatórios da empresa.

"O empreendimento que assumimos é enorme", disse o CEO Gutierrez a respeito do projeto de safira em agosto.

Título em inglês: 'Apple's Dream of Tough IPhone Screens Trips Up GT Advanced: Tech'

Para entrar em contato com os repórteres: Tim Culpan, em Taipei, tculpan1@bloomberg.net; Tim Higgins, em São Francisco, thiggins21@bloomberg.net; Dawn McCarty, em Wilmington, dmccarty@bloomberg.net