IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dilma está entre Meirelles e Barbosa para a Fazenda, dizem fontes

Nelson Barbosa (à esq.) e Henrique Meirelles são cotados para assumir o Ministério da Fazenda - Arte/UOL
Nelson Barbosa (à esq.) e Henrique Meirelles são cotados para assumir o Ministério da Fazenda Imagem: Arte/UOL

Raymond Colitt, Anna Edgerton e Arnaldo Galvão

11/11/2014 14h32Atualizada em 11/11/2014 16h31

11 de novembro (Bloomberg) -- Os principais candidatos para o Ministério da Fazenda são o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles e o ex-secretário executivo da Fazenda Nelson Barbosa, de acordo com um representante do governo e outras duas pessoas a par das discussões.

O ex-presidente Lula pediu urgência a Dilma para substituir rapidamente Mantega e recomendou Meirelles para a função, de acordo com duas pessoas, que pediram para não serem identificadas, pois as discussões não são públicas. Lula também apoiaria a indicação de Barbosa, disseram as duas pessoas.

As chances de Meirelles ser apontado cresceram, já que Dilma está consciente de que a indicação do ex-BC poderia ajudar a elevar a confiança dos investidores, disse uma pessoa que falou com a presidente sobre o assunto. Dilma disse que as mudanças na política econômica não podem ser apenas cosméticas, disse a pessoa.

A decisão final ainda não foi tomada e um terceiro candidato ainda pode ser escolhido, segundo um representante do governo que também pediu para não ser identificado.

A Presidência da República não respondeu a pedido de comentários por e-mail e telefone sobre o processo de decisão para o ministério ou mudanças nas políticas.

A assessoria de imprensa de Lula recusou-se a responder a questionamentos sobre o conteúdo de suas conversas com Dilma, dizendo que ele rejeita quaisquer comentários atribuídos a ele por fontes anônimas.

"O ex-presidente Lula nega e desautoriza qualquer fala ou ação atribuída a ele por fontes anônimas," disse a assessoria de imprensa em um comunicado por e-mail.