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Enquanto outros paparazzi perseguem as Kardashians, eles vão atrás de Dreamliners

Julie Johnsson e Britton Staniar

25/11/2014 16h33

25 de novembro (Bloomberg) -- Bernie Leighton se inclina para fora de um helicóptero com a lateral aberta em meio ao vento frio, com a câmera Nikon grudada na cara, para enfocar sua desavisada presa fotográfica.

A celebridade em sua lente não é uma Kardashian. É o primeiro 787 Dreamliner da Etihad Airways, estacionado do lado de fora da fábrica de jatos de fuselagem larga da Boeing Co., no norte de Seattle, e um objeto de desejo entre os observadores de aviões devido a um novo esquema de pintura envolto em sigilo.

Leighton caminha para a fama na internet ao perseguir o 787, que já é um dos produtos industriais mais divulgados do planeta devido ao seu design futurista e a um começo turbulento. A venda das primeiras fotos aéreas do avião da Etihad em prata e ouro cintilante também cobriria os US$ 500 de custo de sua volta de helicóptero.

"Eu diria que existe uma recompensa monetária, mas não tanta", disse de antemão Leighton, de 27 anos, encarando a enorme fábrica e um aeródromo adjacente repleto de novos Boeings. "Trata-se, em grande parte, de orgulho, de manter minha sequência".

Em quatro anos e meio de observação profissional de aviões, Leighton tirou mais de 35.000 fotos e coletou pelo menos 7 milhões de visualizações na internet. Ele faz parte das fileiras de "avgeeks", que reúnem e compartilham imagens de aviões com o mesmo zelo demonstrado pelos fãs que perseguem revistas em quadrinhos, cartões de beisebol e outros itens colecionáveis raros.

Essa paixão cria oportunidades para a Boeing e também desafios. A vigilância constante significa que a maior fabricante de aviões do mundo precisa brincar de esconde-esconde para manter projetos comerciais em sigilo. As fotos também sinalizam, às vezes, problemas de fábrica, como quando um acúmulo de jatos não entregues precedeu a divulgação de finas rachaduras nas asas de alguns aviões 787 em março.

Fãs industriais

Aqueles que documentam a produção fabril da Boeing formam um subgrupo de entusiastas, quase sempre homens, compelidos a monitorar meticulosamente máquinas pesadas como locomotivas e usinas siderúrgicas, disse George Hamlin, um ex-executivo da Airbus, com sede em Toulouse, França, e que agora é consultor de aviação.

O museu Future of Flight Aviation Center, da Boeing, perto da fábrica de Everett, é um ímã para esse grupo, atraindo cerca de 270.000 visitantes por ano. Fotógrafos amadores se reúnem em uma plataforma de observação com vista para a pista no aeroporto de Paine Field, onde pilotos de teste da Boeing testam a capacidade de aviões de fuselagem larga.

A venda on-line de ingressos para a Aviation Geek Fest deste ano se esgotou em três minutos, segundo o diretor de marketing do museu, Sandy Ward. Trata-se de uma reunião anual que inclui uma chance de passear pela fábrica de Everett, o maior edifício do mundo em volume.

"A Aviation Geek Fest é uma oportunidade de a Boeing incluir as pessoas com paixão por aviões", disse Doug Alder, porta-voz da empresa. "Eventos como esse conectam uma audiência entusiasta pelos nossos produtos de uma forma que não teria sido possível alguns anos atrás".

O primeiro avião totalmente novo da Boeing no século 21 atiçou a imaginação com sua fuselagem de composto de plástico, depois ganhou manchetes porque problemas na cadeia de suprimentos atrasaram a entrega inicial em três anos, para 2011. Esse foi o primeiro jato cujo desenvolvimento foi divulgado no Twitter e que se tornou foco de postagens do blogueiro amador Jon Ostrower, hoje repórter do Wall Street Journal.

A Etihad ficou sabendo da celeuma em torno à sua nova decoração e realizou uma noite especial de inauguração em um webcast ao vivo. Ainda restou uma "primeira" fotografia a ser feita, uma imagem aérea, a ser reivindicada por Leighton.

Foi assim que Leighton se viu em um helicóptero Robinson R44 de quatro lugares movendo-se sobre a fábrica da Boeing no primeiro dia ensolarado após a festa da Etihad, no final de setembro. Quando o piloto Daiichi Takeuchi desacelerou e se colocou sobre o lugar, a 900 pés de altura, Leighton firmou sua câmera e começou a trabalhar.

Trinta e cinco segundos depois, ele já havia terminado. Sua foto do trabalho de pintura abstrata com tema de deserto do avião foi visualizada mais de 36.000 vezes no site Airliners.net e atraiu mais de 5.400 "curtidas" em postagens na AirlineReporter e na página da Etihad no Facebook.

"Isso não compensa para ninguém", disse Leighton. "Mas mesmo assim nós fazemos".

Título em inglês: As Other Paparazzi Chase the Kardashians, They Stalk Dreamliners

Para entrar em contato com os repórteres: Julie Johnsson, em Chicago, jjohnsson@bloomberg.net; Britton Staniar, em Washington, bstaniar1@bloomberg.net.