IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Amazon faz ofertas para que os clientes comprem sem levantar do sofá no Dia de Ação de Graças

Spencer Soper

26/11/2014 12h46

26 de novembro (Bloomberg) ? A Amazon.com e a eBay estão redobrando esforços para convencer os usuários de tablets e smartphones a fazerem compras sem levantar do sofá neste Dia de Ação de Graças, ao invés de irem às lojas na Black Friday.

George Wacker gostou da ideia. O morador de Bethlehem, Pensilvânia, de 33 anos, no Dia de Ação de Graças pretende comer peru com a família, assistir a um jogo de futebol americano entre o Philadelphia Eagles e o Dallas Cowboys e ? pela primeira vez ? comprar uma TV de tela plana por meio do celular.

"Parece preguiçoso, mas é muito conveniente", disse Wacker, que começou a fazer compras pelo smartphone com o aplicativo da Amazon.com Inc. para dispositivos móveis neste ano. "Esse é um feriado familiar, mas quando os outros forem tirar uma soneca eu vou aproveitar para procurar ofertas no meu celular".

Ao conectar os que ficam no conforto de casa com as lojas que oferecem promoções, os smartphones e tablets estão mudando a maneira de as pessoas passarem os feriados. Neste ano, o comércio por meio de dispositivos móveis atingirá um ponto de inflexão, porque mais de metade das buscas on-line no Dia de Ação de Graças ? 53 por cento ? será feita por meio de dispositivos móveis pela primeira vez, segundo a Digital Analytics Benchmark da International Business Machines Corp., que monitora as compras on-line no final do ano desde 2007. O número se compara com 6,5 por cento das buscas no Dia de Ação de Graças em 2010.

As buscas incentivarão as compras a partir de dispositivos móveis, com 28 por cento dos gastos on-line no Dia de Ação de Graças feitos por meio de smartphones e tablets, na comparação com 26 por cento no ano passado, segundo a previsão da IBM. O valor ultrapassa a proporção de gastos digitais a partir de dispositivos móveis de 18 por cento no Cyber Monday e de 25 por cento na Black Friday, segundo a IBM.

O maior crescimento

Em decorrência de tantas compras feitas com smartphones e tablets, o Dia de Ação de Graças se transformou no dia de maior crescimento das vendas on-line, segundo a empresa de pesquisa ComScore. As vendas de comércio eletrônico nesse feriado foram de US$ 766 milhões em 2013, mais de 2,5 vezes o montante de US$ 288 milhões registrado em 2008.

A Amazon.com e a EBay Inc. tentarão capitalizar a tendência de compras por meio de dispositivos móveis no Dia de Ação de Graças. Neste ano, a Amazon, a maior varejista on-line do mundo em receita, com sede em Seattle, criará pela primeira vez ofertas exclusivas para dispositivos móveis que não estarão disponíveis no seu site. Algumas delas serão anunciadas à meia-noite do Dia de Ação de Graças, disse a porta-voz Julie Law.

Na divisão de pagamentos eletrônicos da EBay, a PayPal, as compras no Dia de Ação de Graças feitas através do seu aplicativo para dispositivos móveis cresceram 90 por cento em 2013 em relação ao ano anterior. A empresa projeta que a tendência continuará, disse Anuj Nayar, diretor sênior de iniciativas globais da Pay Pal em San Jose, Califórnia.

Prestando atenção

Para Wacker, o morador de Bethlehem, comprar por meio de smartphones é uma questão de conveniência. Ele acha que vai fazer a maior parte das compras no feriado com seu celular LG Volt enquanto assiste televisão. Wacker disse que sabe que as lojas fazem ofertas exclusivas para produtos no Cyber Monday, na Black Friday e no Dia de Ação de Graças e que seu telefone pode conectá-lo com essas ofertas sem ter que ficar lutando contra multidões de madrugada nos shoppings.

"Eu não vou fazer compras durante o jantar de Ação de Graças, mas se eu puder economizar US$ 100 em uma TV, vai ser genial", disse ele. "Pode ser que nesse dia apareça a melhor oferta do ano para uma TV".

Título em inglês: 'Amazon Spurs Couch Commerce With Thanksgiving Mobile Deals: Tech'

Para entrar em contato com o repórter: Spencer Soper, em São Francisco, ssoper@bloomberg.net