IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Canal do Panamá apresenta nova estrutura de pedágios para quando completar a expansão

Tsuyoshi Inajima e Yuji Okada

27/11/2014 15h58

27 de novembro (Bloomberg) ? A Autoridade do Canal do Panamá (ACP) anunciará uma nova estrutura de pedágios neste ano que entrará em vigência quando a via navegável expandida abrir em 2016, disse o administrador.

O canal ampliado entrará em operações no primeiro trimestre de 2016 depois que a construção for terminada, por volta do fim do ano que vem, disse Jorge Quijano, administrador e CEO da ACP, em entrevista de Tóquio na semana passada. A via navegável permitirá que navios maiores que vão do litoral do Golfo dos EUA para a Ásia reduzam o tempo de viagem quase pela metade quando a expansão de US$ 5,3 bilhões estiver pronta.

Os novos pedágios serão um dos principais fatores que determinarão se o gás natural liquefeito enviado do Golfo do México para a Ásia pode concorrer com outros fornecedores mundiais, disse o CEO da Chubu Electric Power Co., Toshimi Tsuchiya. A Tokyo Electric Power Co. e a Chubu Electric planejam comprar GNL da região depois que o canal expandido possa ser atravessado pela maior parte dos navios-tanque com LNG.

"Não deveria haver surpresas", disse Quijano, em referência ao novo plano de pedágios. Ele não quis fornecer detalhes. "Os nossos pedágios têm que ser competitivos. Não estamos sozinhos no mundo. Portanto, temos que conferir qual o valor do trânsito pelo Canal do Panamá e manter um preço competitivo".

Os envios de GNL dos EUA poderiam igualar os do Catar, o maior exportador mundial, até o fim desta década, já que a perfuração horizontal e o fraturamento hidráulico estão liberando petróleo e gás de formações de xisto, escreveu Ed Morse, diretor global de pesquisa sobre commodities do Citigroup Inc. em Nova York, em um relatório publicado neste mês.

O tempo de transporte dos EUA para o Japão poderia ser reduzido em cerca de vinte dias através do canal expandido, ao diminuir quase pela metade a distância da rota atual, que contorna o Cabo da Boa Esperança, segundo o relatório do Ministério de Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão para abril.

Título em inglês: 'Panama Canal to Unveil Toll Plan by Year End Ahead of Expansion'

Para entrar em contato com os repórteres: Tsuyoshi Inajima, em Tóquio, tinajima@bloomberg.net;

Yuji Okada, em Tóquio, yokada6@bloomberg.net