IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Brasil: Real perde valor com dúvidas sobre swap e queda do petróleo

Filipe Pacheco

28/11/2014 14h47

28 de novembro (Bloomberg) -- O real se desvalorizava na sessão de hoje em meio ás especulações de que o programa do Banco Central que tem o objetivo de dar sustentação à moeda sofra um corte. Paralelamente, divisas de países exportadores de commodities caíam em todo o mundo juntamente com os preços do petróleo.

A moeda brasileira perdia 0,9 por cento, para 2,55 por dólar, às 11h38 em São Paulo, e caminhava para uma queda de 3 por cento neste mês. Os contratos de juros futuro com vencimento em janeiro de 2017 avançavam 0,13 ponto porcentual, para 12,2 por cento, com queda de 0,08 ponto porcentual neste mês.

O presidente do BC, Alexandre Tombini, disse ontem que o programa de swaps cambiais do país "já atende de forma significativa à demanda por proteção cambial da economia", o que levou a uma especulação entre os investidores de que a autoridade monetária poderia encerrar a intervenção no ano que vem. O BC adotou o programa de venda swaps em agosto de 2013 para reduzir a volatilidade cambial e oferecer um instrumento de proteção contra flutuação da moeda para investidores, disse Tombini depois que a presidente Dilma Rousseff confirmou que ele seguirá no comando do BC em seu segundo mandato.

"O discurso de Tombini trouxe algumas dúvidas e incertezas a respeito da continuidade do programa de swaps", disse Reginaldo Siaca, gerente de câmbio estrangeiro da Tov Corretora de Câmbio, em São Paulo, em entrevista por telefone. "O encerramento do programa certamente levaria a um real mais fraco no curto prazo".

Joaquim Levy, ex-executivo do Banco Bradesco SA e ex-secretário do Tesouro, foi nomeado ontem ministro da Fazenda. Entre suas tarefas estão restaurar a confiança do investidor e reanimar o crescimento da maior economia da América Latina.

A moeda brasileira caiu, também, em meio à depreciação mais ampla entre moedas ligadas a commodities. O petróleo despencou depois que a Opep decidiu não tomar nenhuma medida para diminuir o excesso de oferta no mercado mundial.

A volatilidade implícita de um mês medida por contratos derivativos para o real, refletindo mudanças projetadas na taxa de câmbio, permaneceu no nível mais alto entre as 31 principais moedas monitoradas pela Bloomberg, atrás apenas do rublo russo.

Título em inglês: Brazil's Real Declines on Outlook for Swaps Program as Oil Drops

Para entrar em contato com o repórter: Filipe Pacheco, em São Paulo, fpacheco4@bloomberg.net.