IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

'Frozen' ajuda lojas da Disney a ultrapassarem setor varejista nos EUA

Boneca Elsa, personagem de "Frozen" - Richard Drew/AP
Boneca Elsa, personagem de "Frozen" Imagem: Richard Drew/AP

Christopher Palmeri

16/12/2014 17h15

16 de dezembro (Bloomberg) - O braço de produtos destinados ao consumidor da Walt Disney Co., que vale US$ 4 bilhões, está superando as vendas do setor varejista graças ao foco em franquias de entretenimento, como "Frozen" e "Doc McStuffins", disse o diretor da divisão.

Os lucros da unidade de produtos de consumo da Disney aumentaram 22% e atingiram o recorde de US$ 1,36 bilhão para o ano fiscal finalizado no dia 27 de setembro. A empresa está mantendo esse impulso e vai registrar resultados fortes nesta temporada de fim de ano, disse Robert Chapek, diretor da divisão, apesar de não querer fornecer números específicos.

"Parece que tudo, para falar francamente, está pegando fogo", disse Chapek em uma entrevista. "Tanto 'Frozen' quanto Marvel e quanto qualquer outra propriedade da Disney Channel estão indo muito, muito bem".

Comerciantes registraram resultados díspares nesta temporada de fim de ano e a Federação Nacional de Varejo dos EUA informou que as vendas caíram 11% durante o fim de semana de Ação de Graças, crucial para o setor. Chapek atribui o desempenho da Disney à sólida oferta de personagens e ao novo design das lojas, divididas por temas cinematográficos, como "Aviões 2: Heróis do Fogo ao Resgate" e "Frozen", e não por categoria de produtos.

"É assim que os consumidores compram", disse Chapek. "Eles não entram procurando lençóis. Eles entram procurando alguma coisa do 'Frozen' e aí encontram os lençóis".

A Disney, com sede em Burbank, Califórnia, licencia mercadorias em 137 categorias para fabricantes de cerca de 1,6 milhão de produtos, disse Chapek. As licenças vão dos brinquedos Hasbro Inc. às merendas de frutas da Naturipe Farms LLC. A empresa opera 328 lojas da Disney em todo o mundo.

A estratégia varejista da Disney mudou de rumo algumas vezes. A empresa vendeu suas lojas na América do Norte em 2004 à Children's Place Retail Stores Inc. antes de comprá-las de volta quatro anos depois. As lojas agora têm cinemas que exibem os desenhos da Disney e castelos com espelhos dentro, onde as crianças podem experimentar roupas como o vestido azul da rainha Elsa, do "Frozen".