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Outlets de luxo oferecem marcas exclusivas para classe média chinesa

Andrew Roberts e Liza Lin

19/03/2015 16h37

(Bloomberg) - A desvalorização do euro levou muitos chineses ao exterior em busca de ofertas. Os que não podem dar uma passadinha em Paris agora têm uma alternativa: shoppings de luxo com descontos.

As operadoras Value Retail e Fingen Group estão implementando shopping centers exclusivos que vão além dos centros comerciais comuns porque oferecem descontos em marcas como Armani e Valentino. Já existem 80 espalhados pela China e outros 100 vão abrir nos próximos cinco anos, estima a CBRE China, o que ajudará fabricantes de bens de luxo a se desfazerem do excesso de estoque com a desaceleração do crescimento na segunda maior economia do mundo.

A Gucci, da Kering SA, e a Hugo Boss AG são algumas das empresas que estão contando com os descontos para reverter a queda de vendas na China em meio às medidas contra a corrupção, de acordo com a Bain Co. A queda de 11 por cento do euro frente ao dólar neste ano também aumentou o preço de bens de luxo na China Continental, o que levou a Chanel SA e a TAG Heuer, da LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton SA, a rebaixarem os preços em suas lojas chinesas nesta semana.

Esses outlets de luxo, ou "vilas", com praças de estilo europeu e lojas aninhadas dentro de castelos medievais, visam os consumidores de classe média que não têm dinheiro suficiente para fazer compras no exterior ou nas lojas sem desconto da China. Durante a próxima década, eles vão impulsionar o crescimento no mercado de US$ 16 bilhões da China, prevê o Exane BNP Paribas.

Um exemplo dessa situação é Yuxing Dan, que trabalha em um escritório chinês de advocacia. Antes, Dan não podia comprar bens de luxo caros, como carteiras Bottega Veneta ou botas Ugg. Agora, um outlet exclusivo abriu as portas na área e desde então ele vem comprando lá.

"Muitos chineses querem comprar itens de luxo", disse Dan, 25, recentemente, enquanto olhava bolsas Coach Inc. no outlet da Value Retail em Suzhou, a cerca de uma hora de carro de Xangai. "Eu compro o que posso pagar".

Versão chinesa

Com poucos shoppings desse tipo na China, há muito espaço para crescer, de acordo com Vincent Lui, sócio em Hong Kong da Boston Consulting Group. Isso ajuda a explicar por que a Warburg Pincus e a L Capital, um fundo apoiado pela LVMH, investiu recentemente na Sasseur Cayman Holding, que opera quatro shoppings de desconto em Chongqing, Hangzhou e Nanjing.

Preços mais baixos não bastam para atrair os clientes, de acordo com Lui. As compras feitas em outlets "não deixam de ser produtos caros para a maioria dos consumidores chineses, então a experiência precisa estar à altura", disse ele. Clientes que valorizam a praticidade, o design da loja e o atendimento gastam duas vezes mais do que os outros, conforme estimativas da BCG.

"Os consumidores não querem a versão chinesa barata", disse Scott Malkin, presidente do conselho da Value Retail. "A China olha para o Ocidente e diz: 'Quero ter o que você tem'".

Oportunidade

Desde a abertura em maio, o valor médio das transações para as marcas de moda e luxo no Suzhou Village, da Value Retail, ultrapassou US$ 700, de acordo com a empresa. É mais do que essas marcas geram no outlet da operadora no Reino Unido. Com 80.000 visitantes no período do Ano-Novo Chinês, a Value Retail calcula que receberá 4 milhões de pessoas em Suzhou neste ano. A companhia pretende abrir outra "vila" na Shangai Disney em outubro e pelo menos outras três, em algum momento, na China.

Os consumidores mais ricos vão continuar comprando no exterior por causa do prestígio associado, de acordo com Avery Booker, sócio da empresa de consultoria China Luxury Advisors. Os bens vendidos na Europa atualmente estão com o maior desconto já registrado em comparação com os mesmos itens na China devido à desvalorização do euro, de acordo com o Exane BNP Paribas. Os turistas chineses representam mais de 25 por cento dos gastos em luxo, de acordo com a Bloomberg Intelligence.

No entanto, o atrativo da Gucci e das gôndolas constituem uma "grande oportunidade" para os outlets de luxo e para as marcas que eles vendem, disse Booker.

Título em inglês: Luxury Discount Malls Bring Gucci Within Reach of More Chinese

Para entrar em contato com os repórteres: Andrew Roberts, em Paris, aroberts36@bloomberg.net; Liza Lin, em Xangai, llin15@bloomberg.net