IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

TAG Heuer apresentará relógio inteligente com a Intel e o Google neste ano

Corinne Gretler e Stephen Pulvirent

20/03/2015 11h38

(Bloomberg) - A TAG Heuer disse que apresentará um relógio inteligente com o Google Inc. e a Intel Corp. neste ano, transformando-se na maior marca suíça de relógios de luxo a passar à ofensiva contra a Apple Inc. na fabricação de relógios com novas funções eletrônicas.

A apresentação poderia acontecer entre outubro e dezembro, disse Jean-Claude Biver, diretor das atividades de relojoaria da dona da TAG Heuer, a fabricante francesa de artigos de luxo LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton SA.

"O mercado de relógios inteligentes será grande", disse Biver em entrevista de Baselworld, a maior feira comercial de relógios e joias. "Não estamos fazendo nada contra a Apple. Estamos tentando fabricar um relógio com o nosso DNA".

A Apple vai começar a enfeitar o pulso dos consumidores com dispositivos que podem enviar e receber dados e telefonemas e substituir chaves e cartões de crédito. O potencial do novo mercado é muito grande para ser ignorado pelo setor suíço de relojoaria. A empresa de pesquisa Strategy Analytics prevê que 28,1 milhões de relógios inteligentes serão vendidos neste ano, quase igualando os 28,6 milhões de relógios suíços que foram exportados no ano passado.

Lista crescente

A lista de marcas suíças de relógios que adicionarão funções eletrônicas cresceu, incorporando a Swatch, a Breitling, a Montblanc, a Frédérique Constant, a Mondaine e a Festina.

O relógio inteligente da TAG Heuer será montado na Suíça, mas não poderá levar o selo "Fabricado na Suíça" porque o microprocessador virá do exterior, disse Biver.

No ano passado, o Google disse que trabalharia com fabricantes industriais e de chips para levar o software Android para os relógios inteligentes. Entre os sócios do projeto "Android Wear" estão a Intel e as fabricantes de relógios inteligentes Samsung Electronics Co. e LG Electronics Inc.

Esta não é a primeira incursão da TAG Heuer no ramo dos dispositivos eletrônicos. Em 2008, a marca lançou um celular chamado Meridiist. Nas regatas da Copa América de 2013, a equipe Oracle Team USA usou relógios de pulso eletrônicos de TAG Heuer que indicavam, entre outras coisas, a velocidade do barco e a direção do vento.

Título em inglês: 'TAG Heuer to Present Smartwatch With Intel, Google This Year (2)'

Para entrar em contato com os repórteres: Corinne Gretler, na Basileia, cgretler1@bloomberg.net; Stephen Pulvirent, na Basileia, spulvirent1@bloomberg.net