IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Portugal: Investigação do Banco Espírito Santo transforma deputada em estrela

Henrique Almeida

26/03/2015 14h01

(Bloomberg) -- Há quatro meses, poucas pessoas em Portugal tinham ouvido falar de Mariana Mortágua.

Aos 28 anos, ela, que é membro do Bloco de Esquerda, o equivalente em Portugal ao partido antiausteridade Syriza da Grécia, foi colocada sob os holofotes com sua perseguição obstinada aos responsáveis pelo maior colapso corporativo do país em uma geração. Suas perguntas incisivas e diretas em um inquérito parlamentar a respeito da queda do Banco Espírito Santo SA e de um grupo de negócios familiares associados a transformou em uma espécie de heroína nacional.

"Ela conseguiu expressar a frustração que as pessoas sentem em relação a uma pequena elite acostumada a controlar o sistema financeiro do país por décadas", disse António Costa Pinto, professor de Ciência Política da Universidade de Lisboa. "Isso tem a ver com o estilo dela de fazer perguntas curtas e duras em um país onde as pessoas normalmente são mais sutis".

Em sua missão, Mortágua está mirando os ricos e poderosos do país: o ex-CEO do Banco Espírito Santo, Ricardo Salgado, e outros membros da família Espírito Santo e executivos que administraram o banco, o presidente do Banco de Portugal, Carlos Costa, e Henrique Granadeiro, ex-CEO da Portugal Telecom SGPS SA, que não conseguiu recuperar quase 900 milhões de euros (US$ 989 milhões) investidos em dívidas do Grupo Espírito Santo.

"Pela primeira vez podemos confrontar um grupo de pessoas que eram quase intocáveis e fazer perguntas difíceis a elas nessas audiências", disse Mortágua em entrevista no dia 12 de março. "Penso que as pessoas ficaram chocadas com o que viram".

Portugal concluiu um programa de resgate internacional de três anos no ano passado e três meses depois se viu resgatando o Banco Espírito Santo com a injeção de 4,9 bilhões de euros. Muitas empresas do holding da família Espírito Santo que dependiam do banco para tomar empréstimos agora foram à falência.

Aumentando a audiência

Mortágua, formada em Economia em uma universidade de Lisboa, há meses vem vasculhando os destroços do Banco Espírito Santo e uma complexa teia de ativos vinculados à proeminente família Espírito Santo, que abrangem desde uma rede de hotéis em Portugal até uma mina de diamantes em Angola e uma fazenda no Paraguai.

"Eu tenho ficado acordada até 3 ou 4 da manhã tentando juntar todas peças", disse Mortágua, que muitas vezes é vista caminhando pelo Parlamento de Portugal usando roupa escura e tênis Converse All-Star.

A lição de casa compensou. A audiência diária média do Canal do Parlamento de Portugal, que transmite as audiências, subiu 45 por cento nos dois primeiros meses do ano na comparação com o mesmo período de 2014, segundo a empresa de pesquisa de mercado Mediamonitor/GFK. Um vídeo do YouTube que mostra Mortágua durante o inquérito foi executado mais de 200.000 vezes. O perfil dela no Facebook não permite novos pedidos de amizade depois de ter atingido o limite de 5.000 usuários.

Buscando justiça

O trabalho de Mortágua conseguiu expor algumas das coisas que estavam erradas nos negócios portugueses, disse Pedro Pintassilgo, gerente de fundos da F&C Management Ltd.

"Ela estudou o assunto muito bem e mostrou ser uma boa representante dos cidadãos portugueses", disse Pintassilgo, que gerencia cerca de 38 milhões de euros investidos em ações portuguesas por meio da F&C, de Lisboa. "Embora eu não compartilhe suas visões políticas, eu admiro o profissionalismo, a competência e o trabalho duro dela".

Mortágua, que confia em um assistente para a pesquisa sobre o funcionamento interno do Banco Espírito Santo e do Grupo Espírito Santo, diz que é racional que algumas pessoas que aparecem nas audiências neguem irregularidades ou afirmem que se esqueceram de determinadas coisas.

"Elas estão se protegendo", disse ela. "Mas é muito difícil não se sentir um pouco impaciente, revoltada ou mesmo indignada porque nós temos os mesmos sentimentos que as pessoas que assistem de casa".

Título em inglês: Espirito Santo Probe Turns Mariana Mortagua Into Portuguese Star

Para entrar em contato com o repórter: Henrique Almeida, em Lisboa, halmeida5@bloomberg.net.