IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

GameStop esboça planos de aquisição para se diversificar

Danielle Burger

27/03/2015 17h55

(Bloomberg) - Diante do encolhimento das vendas de videogames, sua principal atividade, a GameStop Corp. está acelerando seus esforços para se diversificar ao incorporar mais lojas que oferecem planos de serviços wireless da AT&T Inc. e adquirir outras redes varejistas de tecnologia.

A empresa com sede em Gravepine, Texas, que obteve aprovação de um tribunal para assumir o comando de 163 lojas da falida RadioShack Corp., está em busca de aquisições, disse o diretor operacional Tony Bartel, em uma entrevista na quinta-feira, depois de informar os resultados do quarto trimestre. A varejista está evoluindo para se transformar em uma companhia controladora de diversos conceitos de lojas, disse ele.

"Estamos explorando oportunidades de aquisições e parcerias que alavanquem nossas competências básicas", disse Bartel.

A GameStop está tentando se antecipar a uma transição no setor de videogames que ameaça tornar obsoletas suas lojas homônimas, onipresentes nos shoppings há mais de uma década. Com os novos consoles da Sony Corp. e da Microsoft Corp., que dispensam os CDs, os jogadores nunca precisam levantar do sofá. Os executivos da GameStop estão se voltando a lojas que vendam outros produtos, como serviços wireless da AT&T, telefones e aparelhos da Apple Inc.

"Basicamente, eles estão tomando fluxo de caixa dos videogames e investindo-o nessa nova divisão", disse Edward Williams, analista da BMO Capital Markets, em uma entrevista. "O atual caráter cíclico do setor de videogames é compensado parcialmente por outro setor não relacionado a ele".

A unidade Technology Brands abrirá entre 350 e 550 lojas neste ano, disse a GameStop - o número atual é 484 - e diminuirá a quantidade de lojas homônimas, que vendem hardware e jogos novos e usados, em cerca de 3 por cento.

Cricket e Apple

Duas de três redes atuais da Technology Brands oferecem produtos da AT&T. A maior delas, a Spring Mobile, é uma revendedora da AT&T com 361 pontos de venda. A empresa também opera 63 lojas da Cricket Wireless, que vendem planos pré-pagos da AT&T, e 60 da Simply Mac, que oferecem computadores, celulares e tablets da Apple.

A GameStop pretende passar até cem das suas lojas para a Technology Brands, disse Bartel, em uma teleconferência, na quinta-feira. A empresa está em busca de aquisições semelhantes que se encaixem na GameStop, disse ele, em uma entrevista.

Até 2019, as vendas da Technology Brands vão mais que quadruplicar e chegarão a US$ 1,46 bilhão, disseram executivos da GameStop na teleconferência.

Com os celulares, a GameStop está visando um mercado enorme. No fim de 2014, havia 331 milhões de assinaturas de telefonia celular nos EUA, segundo estimativas da empresa de pesquisa Compass Intelligence. A cifra equivale a mais de um aparelho por cada homem, mulher e criança no país.

Vendas corporativas

As parcerias com revendedores autorizados, como a Spring Mobile, permitem que a AT&T, com sede em Dallas, administre sua clientela e se concentre em conquistar contas corporativas que pagam mais.

"As lojas corporativas estão se tornando mais tecnológicas", disse Kate Pearce, analista sênior de dispositivos móveis da Compass Intelligence LLC, em uma entrevista. "Para financiar isso, elas precisam que os clientes que entram sejam exclusivos".

A GameStop, que opera mais de 6.600 lojas no mundo inteiro, também está utilizando seus conhecimentos no setor de produtos usados. A Spring Mobile outorga créditos na loja por celulares usados e envia os dispositivos recebidos ao centro de restauração da GameStop em Dallas, que é a espinha dorsal da divisão de vendas de jogos usados. Depois, os celulares reformados são vendidos nas lojas da GameStop, da Cricket Wireless e da Simply Mac.

"Claramente, a restauração é algo que eles fizeram bem dentro das lojas da GameStop e que poderia dar-lhes certo benefício pelo lado das marcas de tecnologia", disse Williams, o analista da BMO. "De qualquer maneira, daqui a cinco anos, a GameStop Corp. vai estar muito diferente".

Título em inglês: 'GameStop Outlines Acquisition Plans in Push to Diversify (1)'

Para entrar em contato com o repórter: Danielle Burger, em Nova York, dburger7@bloomberg.net