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Marca Beckham chega à China em joint venture com empresa de Hong Kong

Billy Chan

27/03/2015 18h06

(Bloomberg) - Os produtos da marca David Beckham chegarão à China quando a sócia de Hong Kong na joint venture do craque do futebol britânico apresentar seus produtos daqui a alguns meses.

O empreendimento com a Global Brands Group Holding Ltd. se focará no desenvolvimento de produtos com a marca de Beckham, entre eles indumentária esportiva, calçado, roupa casual, alta tecnologia e produtos de cuidado da pele, disse o CEO Bruce Rockowitz em uma entrevista hoje em Hong Kong. A empresa planeja desenvolver o negócio para gerar vários bilhões de dólares em cinco anos, disse o executivo.

O ex-jogador do Manchester United e do Real Madrid "tem muitíssimos seguidores na China, onde ele tem um reconhecimento de quase 100 por cento", disse Rockowitz. "Quando lançarmos algo, provavelmente será um lançamento mundial, e a China será uma parte muito importante disso. Estamos mais ou menos na metade do trabalho".

Beckham aproveitou sua condição de celebridade em vários produtos ligados a consumidores. A estrela assinou um acordo com a Las Vegas Sands Corp. para promover a unidade da operadora de cassinos na Ásia. A Diageo Plc também contratou o jogador de futebol aposentado para vender um novo uísque escocês.

As ações da Global Brands aumentaram 12 por cento no encerramento das operações hoje em Hong Kong, para 1,37 dólares de Hong Kong, o maior ganho desde 24 de julho do ano passado. O índice Hang Seng de referência quase não apresentou mudanças.

Meta de margens

A Global Brands, que está na metade do seu plano de negócios de três anos, provavelmente atingirá sua meta de margem um ano antes do que o esperado, acrescentou Rockowitz. A companhia já tinha planejado restabelecer as margens de lucros para o nível de 2011 até o fim de 2016.

A margem total do grupo aumentou para 32,3 por cento no ano passado na comparação com 30,7 por cento em 2013.

A empresa listada em Hong Kong, que faz o design, desenvolve, comercializa e vende produtos no mundo inteiro, informou ontem que os lucros operacionais básicos subiram 15 por cento em 2014, para US$ 154 milhões, e que as vendas cresceram 5 por cento, para US$ 3,5 bilhões. Foi o primeiro lucro da empresa em um ano completo desde sua separação da empresa de gestão da cadeia de suprimento Li Fung Ltd.

A Global Brands anunciou em dezembro uma joint venture 50-50 com Beckham e o criador do programa "American Idol", Simon Fuller, para desenvolver produtos com a marca Beckham globalmente. Eles também planejam criar mais marcas com outras estrelas do esporte e do entretenimento cujos nomes não foram divulgados.

A Global Brands possui licenças de cerca de 300 marcas, incluindo personagens de filmes de grande sucesso da Walt Disney Co., como "Frozen: Uma Aventura Congelante" e "Cinderela", disse Rockowitz.

Em janeiro, a empresa assinou um novo acordo de licenciamento com a Kate Spade, incorporando a marca com sede em Nova York ao seu portfólio de marcas de luxo a preços acessíveis, como Calvin Klein, Coach e Michael Kors.

De agora em diante a empresa procurará celebridades "que nós achamos que têm um senso da moda e que realmente possam se transformar em uma marca", disse Rockowitz. "Vamos ter outras celebridades com o tempo".

Título em inglês: 'Beckham Goes to China Under Hong Kong Global Brands Venture (1)'

Para entrar em contato com o repórter: Billy Chan, em Hong Kong, bchan101@bloomberg.net