IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Especuladores do petróleo focados em superabundância ignoram crescimento repentino por bombardeio do Iêmen

Moming Zhou

30/03/2015 14h48

(Bloomberg) - Os especuladores adotaram a posição menos altista sobre o petróleo bruto em dois anos antes que os preços crescessem vertiginosamente, porque a Arábia Saudita e seus aliados bombardearam rebeldes no Iêmen, ameaçando interromper a oferta na maior região produtora de petróleo.

Hedge funds e outros gerentes de recursos diminuíram suas posições líquidas longas no petróleo bruto West Texas Intermediate em 3,8 por cento nos sete dias até 24 de março, mostram dados da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC). Os futuros tiveram um salto de mais de 8 por cento nos seguintes dois dias, mas caíram 5 por cento na sexta-feira, porque grupos de transporte marítimo disseram que por enquanto não houve perturbações.

O Iêmen fica a um lado do estreito de Bab el-Mandeb, o quarto maior ponto de congestionamento do transporte marítimo de petróleo e combustível do mundo por volume. A Arábia Saudita e seus aliados na luta contra os rebeldes xiitas são alguns dos maiores exportadores mundiais de energia. Os preços do petróleo já estavam subindo devido à desvalorização do dólar e porque as refinarias dos EUA processaram combustível a um ritmo recorde para a época do ano.

"Quando a notícia do bombardeio chegou, os preços decolaram", disse Bill O'Grady, estrategista-chefe de mercados da Confluence Investment Management em St. Louis, que supervisiona US$ 3,4 bilhões, em entrevista por telefone em 26 de março. "No curto prazo, este tipo de comportamento não é incomum. Mas fica muito difícil reter esse tipo de ganhos".

Rebeldes xiitas

A coligação de dez países de governos sunitas está procurando devolver o presidente iemenita Abdurabuh Mansur Hadi ao poder depois que ele foi expulso da capital por rebeldes xiitas ligados ao Irã. Os navios atravessam Bab el-Mandeb para chegar ao Canal de Suez, rota de cerca de 20 por cento do comércio global e quase 7 por cento dos fretes de petróleo e combustível.

O Bloomberg Dollar Spot Index, que acompanha o valor do dólar frente a uma cesta de 10 sócias cambiais, se enfraqueceu durante duas semanas consecutivas.

O dólar recuou depois que em 18 de março os responsáveis pela política econômica da Reserva Federal dos EUA reduziram suas estimativas da taxa de fundos federais para o fim de 2015 e 2016. A presidente do Fed, Janet Yellen, disse em 27 de março que ela espera que o Banco Central eleve as taxas de juros neste ano.

As refinarias dos EUA utilizaram 15,8 milhões de barris por dia de petróleo bruto e outras matérias-primas na semana terminada em 20 de março, a maior quantidade para esta época do ano em dados semanais compilados pela Administração Americana de Informações sobre Energia desde 1989. Isto poderia começar a corroer a superabundância de oferta que fez com que os preços despencassem 46 por cento no ano passado.

As posições líquidas longas no WTI caíram 5.317, para 134.957 futuros e opções, na semana encerrada em 24 de março, o menor número desde dezembro de 2012. As posições longas diminuíram para 313.080 e as curtas recuaram 242, para 178.123.

Negociações

Os EUA e outras cinco potências mundiais estão negociando com o Irã, oferecendo reduzir as sanções, entre elas as de exportação de petróleo, se a República Islâmica restringir seu programa nuclear e permitir verificações para observar a compliance. Caso um acordo seja alcançado, o país do Golfo Pérsico poderia acabar adicionando um milhão de barris por dia a um mercado de petróleo com excesso de oferta.

A média de preços varejistas da gasolina comum nos EUA caiu 0,037 centavos de dólar para 64 centavos de dólar por litro em 27 de março, segundo a AAA, o maior grupo automotivo do país, com sede em Heathrow, Flórida.

As refinarias estão prestes a acelerar ainda mais seu ritmo porque a temporada de manutenção está acabando. As usinas aumentaram a demanda por petróleo bruto em uma média de 601.000 barris por dia em abril e maio nos últimos cinco anos.

"O dólar e o crescente desempenho das refinarias apoiaram os mercados", disse Phil Flynn, analista sênior de mercados do Price Futures Group em Chicago, em entrevista por telefone em 27 de março. "As variáveis fundamentais do mercado não parecem ter mudado".

Título em inglês: 'Oil Speculators Focused on Glut Miss Surge as Bombs Hit Yemen'

Para entrar em contato com o repórter: Moming Zhou, em Nova York, mzhou29@bloomberg.net