IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Grécia freia ministro da Economia e reorganiza esforços de resgate

Nikos Chrysoloras e Marcus Bensasson

27/04/2015 15h22

(Bloomberg) -- A Grécia reformulou a equipe que negocia o resgate do país, freando o ministro da Economia, Yánis Varoufákis, depois que três meses de negociações com os credores não foram suficientes para liberar uma ajuda ao país e que uma reunião com seus pares da zona do euro terminou de modo áspero.

A coordenação dos esforços cotidianos para se chegar a um acordo com os credores foi passada ao ministro adjunto das Relações Exteriores, Euclid Tsakalotos, segundo um funcionário do governo grego, em e-mail enviado a jornalistas na segunda-feira. Varoufákis supervisionará as negociações políticas com os estados-membros da zona do euro e com o Fundo Monetário Internacional. Não houve mudanças na representação da Grécia nas reuniões dos ministros da Economia da zona do euro, das quais Varoufákis participa.

Uma reunião do Eurogrupo em Riga, na Letônia, na sexta-feira, desceu ao nível das ofensas quando os ministros da Economia do bloco cambial denunciaram o abuso de seu colega grego, acusando-o de ser alguém que provoca a perda de tempo e chamando-o de apostador e amador. Contudo, o acadêmico de 54 anos que virou político no governo do primeiro-ministro Alexis Tsipras continua sendo popular em seu país. Cinquenta e cinco por cento dos participantes de uma pesquisa da Alco publicada no jornal Proto Thema, no domingo, expressaram uma visão positiva em relação a ele.

"Esse movimento tenta fazer o impossível, porque não parece que Tsipras irá se render e demitir Varoufákis, mas de alguma forma se está chegando ao mesmo resultado", disse Michael Michaelides, estrategista do Royal Bank of Scotland Group Plc em Londres. "Isso não muda os problemas, mas considerando a natureza interpessoal do Eurogrupo, e o fato de os ministros da Economia continuarem no comando, isso é significativo".

Movimento conciliatório

A ação foi vista como um movimento conciliatório do governo Tsipras, segundo dois funcionários que representam os credores da Grécia. Um deles disse que pode ser tarde demais e expressou dúvidas quanto a se isso funcionará, considerando a postura do partido do governo a respeito do acordo de resgate.

A mudança ocorre em um momento em que a Grécia está lutando para acumular dinheiro a fim de pagar nesta semana a seus pensionistas e empregados. O Estado mais endividado da Europa está contando com depósitos dos governos locais, dos municípios e de outros fundos para honrar, no final do mês, pagamentos de mais de 1,5 bilhão de euros (US$ 1,62 bilhão). A situação se desenrola depois de os ministros da Economia da zona do euro terem dito, na sexta-feira, que não liberarão mais nenhuma ajuda enquanto as condições do resgate não forem cumpridas. Os cofres do país ficarão sob uma pressão ainda maior em 6 de maio, quando a Grécia precisará encontrar 200 milhões de euros para fazer um pagamento ao FMI.

A coalizão de Tsipras, contrária à austeridade, busca a liberação de fundos desde que chegou a um acordo para estender seu programa de resgate, em fevereiro. Por diversas vezes o governo expressou confiança de que um acordo é iminente, mas foi rebatido por autoridades da zona do euro que buscam medidas concretas. Na semana passada não foi diferente: dias depois de Varoufákis ter dito que as visões estavam convergindo, seus pares de toda a região o atacaram com uma saraivada de críticas.

Acordo esquivo

"Os negociadores do governo desperdiçaram um tempo muito valioso e perderam muitos dos amigos da Grécia no exterior", disse George Pagoulatos, professor de Política Europeia e Economia da Universidade de Economia e Negócios de Atenas. "Era necessária uma remodelação urgente para agilizar a negociação e apresentar uma equipe que pudesse ter uma maior credibilidade diante dos olhos dos parceiros", disse Pagoulatos, em um e-mail, acrescentando que a remodelação anunciada ia em uma direção positiva.

O governo grego apoia Varoufákis diante dos ataques internacionais dirigidos, disse o porta-voz Gabriel Sakellaridis, em um comunicado. A nova equipe, que o ministro da Economia supervisionará, realizará sua primeira reunião na noite desta segunda-feira.

Título em inglês: Greece Reins In Varoufakis as It Reorganizes Bailout Efforts

Para entrar em contato com os repórteres: Nikos Chrysoloras, em Atenas, nchrysoloras@bloomberg.net; Marcus Bensasson, em Atenas, mbensasson@bloomberg.net 741-9077 ou mbensasson@bloomberg.net.