IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Uber vai trocar corridas baratas por serviços licenciados na Alemanha, diz fonte

Cornelius Rahn, Brian Parkin e Eric Newcomer

28/04/2015 16h21

(Bloomberg) - A Uber Technologies Inc. pretende acabar com o polêmico serviço mais barato UberPop na Alemanha e abandonar um modelo que prejudicou as empresas de contratação de táxis e limusines, de acordo com fontes a par do assunto.

O serviço, que possibilita que qualquer pessoa se torne um motorista e está disponível em cinco cidades, incluindo Berlim e Frankfurt, deve ser substituído nas próximas semanas por outro que emprega motoristas que possuem licenças para a contratação particular, disseram as fontes, que solicitaram o anonimato porque o plano é confidencial. A data de início do UberX depende do quão rapidamente a empresa consiga motoristas registrados ante as autoridades locais, disse uma das fontes.

A medida é uma rara inversão estratégica para a Uber e constitui a mudança mais drástica em seus produtos na Europa até o momento. Ela segue-se à proibição imposta por um tribunal alemão ao oferecimento de serviços comerciais de transporte sem licença. A avaliação de US$ 40 bilhões da empresa com sede em São Francisco - baseada em uma rodada de financiamento realizada no final do ano passado - depende, pelo menos em parte, das expectativas de que o serviço tenha sucesso em mercados como a Coreia do Sul e a Suíça.

A Uber realizou reuniões informativas para os motoristas sobre as mudanças iminentes, disse uma das fontes. Com o modelo UberX, que já faz parte da oferta da empresa no Reino Unido e na França, os motoristas receberão uma parte da tarifa, em comparação com cerca de 5 euros (US$ 5,50) que os motoristas do UberPop em Berlim podem receber por cada corrida independentemente da distância, disse uma das fontes. A Uber assumirá os custos para que os motoristas obtenham a licença necessária para transportar passageiros legalmente, disse a fonte.

Regulamento alemão

Ali Azimi, sócio-diretor da Hering Schuppener, em Frankfurt, que administra as comunicações para a Uber na Alemanha, disse que a empresa está desenvolvendo um serviço que cumpre os regulamentos do país. Ele não quis explicar mais.

Sob o comando do CEO Travis Kalanick, a Uber se expandiu rapidamente fora dos EUA. No entanto, a empresa foi pressionada por autoridades de vários lugares do mundo que não abrem mão de que os serviços de transporte sejam regulados.

Na Alemanha, um tribunal decidiu no mês passado que a prática da Uber de encaminhar os pedidos de transporte pelo aplicativo UberPop fere a concorrência. Desde então, a Uber estendeu sua tarifa de 35 centavos de euro por quilômetro a todas as cinco cidades alemães e, efetivamente, transformou o UberPop em um dos diversos serviços de compartilhamento de transporte existentes no país. A Uber precisa subsidiar os motoristas do UberPop para que eles possam sair às ruas.

O UberPop também está disponível em Hamburgo, Düsseldorf e Munique.

Para garantir que poderá oferecer distintos produtos a longo prazo, a Uber está tentando convencer os reguladores a reduzir os obstáculos para pessoas e empresas que queiram fazer um negócio com o transporte de pessoas.

Título em inglês: 'Uber Germany Said to Swap Discount Rides for Licensed Services'

Para entrar em contato com os repórteres: Cornelius Rahn, em Berlim, crahn2@bloomberg.net; Brian Parkin, em Berlim, bparkin@bloomberg.net; Eric Newcomer, em São Francisco, enewcomer@bloomberg.net