IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Alibaba retira anúncio de trabalho para candidatas com atributos de estrela pornô

Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Lulu Yilun Chen

01/05/2015 12h10

(Bloomberg) - A Alibaba Group Holding Ltd., depois de ter sido criticada, retirou um anúncio que buscava candidatas parecidas com uma famosa atriz pornô japonesa para motivar os programadores de software.

A maior empresa de internet da Ásia publicou em seu site um anúncio em busca de candidatas que soubessem como elogiar os "nerds da programação", acordá-los e organizar as reuniões matinais deles. Atributos físicos parecidos com os da estrela de filmes pornográficos Sora Aoi poderiam ajudar a candidata a ter sucesso, dizia.

O anúncio surgiu em um momento em que o setor de tecnologia dos EUA está sendo atacado por acusações de sexismo e discriminação. Embora a Alibaba tenha sido elogiada pela quantidade de mulheres que ocupam cargos seniores, o anúncio está sendo criticado nas redes sociais chinesas por ser ofensivo.

"O fato de que um trabalho assim exista não é um insulto só para as mulheres, mas também para os homens, especialmente para os programadores", disse Li Weiyuan, homem de 26 anos e ex-programador, em Fujian em entrevista por telefone.

O anúncio foi uma tentativa de fazer uma propaganda engraçada para recrutar talentos, disse a Alibaba. Embora a empresa continue em busca de alguém que anime os programadores, a referência a Sora Aoi foi eliminada e o anúncio enfatiza que tanto homens quanto mulheres podem se candidatar para o cargo.

"Pedimos desculpas a todos os que se sentiram ofendidos pelo anúncio", disse a empresa com sede em Hangzhou, China, em uma mensagem enviada por e-mail. "A Alibaba se compromete a oferecer oportunidades iguais e tratamento justo a todos os funcionários com base no mérito, sem discriminação".

A tentativa humorística do anúncio fracassou redondamente com pessoas como Li, que foi um das centenas de usuários que fizeram comentários no Weibo, o microblog chinês parecido com o Twitter. As reações variaram de indignação a críticas e algumas pessoas riram do anúncio como estratégia publicitária.

Desequilíbrio de gênero

A descrição do trabalho feita pela Alibaba ainda faz alusão às características femininas de Song Hye-kyo, atriz sul-coreana que estrelou telenovelas e filmes.

O anúncio disse que a empresa iria analisar candidatos eloquentes e com traços semelhantes aos de um "velho parecido com um alienígena". Embaixo desse requisito havia um desenho que lembrava Jack Ma, o bilionário que ajudou a fundar a empresa e é o presidente do conselho.

Ma destaca o fato de sua companhia ter mais mulheres em cargos executivos de alto escalão do que outras do setor. Embora a empresa conte nove mulheres entre os 30 sócios que compõem uma maioria no conselho corporativo, atualmente não há diretoras mulheres citadas no site.

Facebook Inc., Twitter Inc. e Google Inc. possuem o equivalente a menos de 30 por cento de mulheres nos seus conselhos, mostram dados compilados pela Bloomberg.

Entre as maiores empresas da Califórnia registradas na Bolsa, as mulheres ocupam apenas 11,5 por cento das cadeiras do conselho e dos cargos executivos mais bem pagos, de acordo com uma pesquisa realizada pela UC Davis Graduate School of Management.