IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Emirates pretende lançar cabines de primeira classe mais privativas neste ano

Deena Kamel Yousef

04/05/2015 16h48

(Bloomberg) - A Emirates, maior companhia aérea do mundo em termos de rotas internacionais, disse que vai lançar uma cabine de primeira classe que oferecerá mais privacidade a tarifas "viáveis comercialmente", depois do sucesso das suítes premium de seus aviões superjumbo.

Inicialmente, o produto será lançado em suas aeronaves A380, da Airbus Group NV, e depois em seus aviões 777, da Boeing Co., disse o xeique Majid Al Mualla, vice-presidente sênior da divisão de operações comerciais da região, em entrevista aos repórteres em Dubai.

O presidente da Emirates, Tim Clark, disse no ano passado que a companhia está desenvolvendo um produto mais exclusivo para a primeira classe, centrado no conceito de quarto. Seus comentários surgiram depois que a terceira maior empresa da região, a Etihad Airways PJSC, em Abu Dhabi, lançou em maio do ano passado a cabine The Residence em suas primeiras aeronaves A380, com um mordomo dedicado e três quartos.

"Os últimos dois ou três meses foram a etapa final", disse Al Mualla, acrescentando que "espera" que a nova cabine seja divulgada ainda neste ano e que ela custará "quase o mesmo preço" que as cabines existentes. "Vai ser mais viável comercialmente para os passageiros".

Suítes premium

Uma pequena porcentagem dos passageiros da classe de luxo está disposta a pagar os preços mais altos pelas suítes premium no céu. The Residence, da Emirates, que custa US$ 20.000 por uma viagem só de ida entre Abu Dhabi e Londres e pode acomodar dois passageiros, tinha vendido tudo para os dez primeiros voos um mês antes de o serviço ser lançado em dezembro.

O produto da Emirates será "mais parecido com o de uma cabine privativa de um trem", disse Al Mualla, e acrescentou que será disponibilizado nas rotas com alta taxa de ocupação na primeira classe.

A Qatar Airways disse que está trabalhando em uma cabine com cama de casal e catering de classe executiva para concorrer com os produtos mais caros de primeira classe oferecidos pelas empresas rivais.

"A Emirates vem marcando tendência na primeira classe e tem a vantagem de ser pioneira", disse Mark Martin, fundador e CEO da Martin Consulting, com sede em Dubai. "Acho que a Etihad não vai abalar o segmento de primeira classe porque a Emirates tem uma frota maior. Ela vai ajudar a Emirates com a receita obtida com pão de ló, porque seu pão com manteiga tem sido a classe econômica".

Seria muito caro renovar e modernizar, acrescentou ele.

Título em inglês: 'Emirates Aims to Launch More Private First-Class Cabin This Year'

Para entrar em contato com o repórter: Deena Kamel Yousef, em Dubai, dhussein1@bloomberg.net