IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Facebook é a próxima fronteira da batalha contra uso indevido de informações privilegiadas nas Filipinas

Karl Lester M. Yap

20/05/2015 13h52

(Bloomberg) - As Filipinas vão iniciar formalmente o monitoramento de redes sociais como Facebook Inc. e Twitter Inc., pois os reguladores de títulos do país estão tomando medidas enérgicas contra a manipulação do mercado acionário e os esquemas Ponzi.

A Comissão de Valores Mobiliários (SEC, na sigla em inglês) está coletando provas para preparar um processo contra uma empresa pelo uso indevido de informações privilegiadas, disse o comissário Ephyro Luis Amatong, 42, em entrevista no dia 18 de maio, sem dizer o nome da empresa. O órgão regulador vai monitorar os tuítes e grupos de bate-papo do Facebook a fim de encontrar indícios de manipulação dos preços e está "buscando ativamente" outros casos, disse ele, que não quis revelar se estão investigando primordialmente insiders de empresas ou corretores.

"Pump-and-dump, uso indevido de informações privilegiadas, fraudes: fomos informados de que isso está acontecendo on-line", disse Amatong. "Estamos buscando casos ativamente para proteger a integridade do mercado".

O valor do mercado acionário filipino triplicou para US$ 278 bilhões nos últimos cinco anos, pois o crescimento econômico mais acelerado do país desde a década de 1950 está atraindo fundos estrangeiros e investidores particulares. Embora o índice acionário de referência tenha subido mais de 140%  nesse período, o aumento dos preços das ações nem sempre é acompanhado pela divulgação de informações e houve casos em que os resultados financeiros foram revelados aos analistas antes de aparecerem no site da bolsa de valores.

Facebook e Twitter não responderam aos e-mails enviados pela Bloomberg em busca de comentários sobre as investigações de uso indevido de informações privilegiadas. Amatong não especificou se alguma das redes sociais foi utilizada para atividades ilícitas.

"Há muito falatório on-line sobre quais ações comprar e às vezes você se pergunta: como essas pessoas conseguiram essas informações?", disse Jonathan Ravelas, diretor de estratégia de mercado do BDO Unibank Inc., em Manila.

Movimentação dos preços

Os filipinos, empatados com os argentinos, são os maiores usuários de redes sociais do mundo, de acordo com um relatório deste ano da empresa de consultoria We Are Social, com sede em Londres. O uso é tão prevalente que as autoridades financeiras disseram em 2010 que estavam recorrendo ao Facebook e ao Twitter para rastrear evasões fiscais.

A campanha filipina reproduz iniciativas similares na China, onde o órgão responsável por regular os títulos iniciou no mês passado uma campanha para impedir que funcionários de corretoras manipulassem o mercado usando informações confidenciais. O boom dos títulos está atraindo uma quantidade recorde de investidores inexperientes que correm o risco de serem abandonados à própria sorte por movimentos abruptos e inexplicáveis dos preços das ações.

As ações da Manila Broadcasting Co. se multiplicaram por 20, para 80 pesos filipinos, nos 12 pregões até o dia 14 de maio sem que nenhuma informação tivesse sido divulgada para a bolsa. A empresa disse à bolsa de valores que não sabe qual é o motivo dessa movimentação dos preços. Rudolph Jularlbal, vice-presidente e secretário legal e corporativo da empresa, não respondeu a um e-mail nem às mensagens deixadas em seu escritório pela Bloomberg na terça-feira.

Divulgação antecipada

"É muito incomum que a companhia ainda não tenha nada para divulgar sobre o que está provocando a movimentação das ações", disse Astro del Castillo, diretor administrativo da First Grade Holdings Inc., no dia 7 de maio, depois que a ação da Manila Broadcasting deu um salto de 50%  pelo sétimo dia consecutivo.

A Globe Telecom Inc. apresentou seus resultados do primeiro trimestre à bolsa e à SEC imediatamente depois da reunião de seu conselho do dia 12 de maio, disse Froilan Castelo, conselheiro geral da companhia. Alguns analistas e veículos de comunicação, inclusive a Bloomberg, receberam uma cópia do relatório antes de a bolsa publicá-lo em seu site no dia seguinte.

"A vigilância mais forte vai transmitir para o mercado que a SEC está levando a sério o combate à manipulação dos preços", disse Ravelas.