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Para Audi, eletrônicos igualarão cavalos de potência na criação de valor das fabricantes de carros

Christoph Rauwald

25/05/2015 10h13

(Bloomberg) -- A Audi AG estima que os recursos eletrônicos e digitais se tornarão tão importantes para as fabricante de veículos internacionais quanto os cavalos de potência. A conclusão vem à tona em um momento em que o setor se prepara para uma mudança fundamental e no qual surgem novos concorrentes e possíveis aliados.

"Até 2020, 50 por cento da criação de valor se baseará em aplicativos, softwares, sistemas eletrônicos e serviços digitais" e as oportunidades são "infinitas", disse Luca de Meo, diretor de vendas da Audi, no domingo, no texto de um discurso preparado para a Mostra Internacional de Eletrônica de Consumo, em Xangai. "Isso mudará completamente nosso setor e nossos produtos".

A Audi, segunda maior fabricante de veículos de luxo do mundo, disse na semana passada que está aberta à entrada de outras fabricantes de veículos em um grupo que apresentará proposta pela HERE, a divisão de mapas digitais da Nokia Oyj, concorrendo com empresas de tecnologia. A indústria automotiva vem lutando com a forma de integrar funções eletrônicas, como a conectividade dentro do carro e a direção automatizada.

A Volkswagen AG, proprietária da Audi, estabeleceu uma força-tarefa no ano passado para acelerar a adaptação das tecnologias em novos modelos. A VW, que tem sede em Wolfsburg, Alemanha, disse na sexta-feira que seu sistema Car-Net compreenderá aplicações para o uso a bordo de smartphones e tablets dos motoristas que operam com o software Android Auto, do Google Inc., ou com o CarPlay, da Apple Inc., e que incluem reconhecimento de voz.

Na mostra de eletrônicos, a Audi está oferecendo um passeio com piloto de oito quilômetros em um Audi A7 sedã da área Shanghai Expo até o distrito de Bund, ao lado de um rio, para exibir a tecnologia. A fabricante com sede em Ingolstadt também está apresentando novos recursos de conectividade juntamente com a Baidu Inc., e tablets para seu SUV Q7 reformulado que os clientes podem operar por meio de gestos.

"Nunca antes em cerca de 130 anos de história automotiva nosso setor mudou tão rapidamente e tão completamente quanto agora: a forma como desenvolvemos nossos carros, como os produzimos, como apresentamos um novo modelo, onde vendemos, para quem vendemos nossos carros e com quem trabalharemos no futuro", disse o CEO da Audi, Rupert Stadler, em Xangai.

Título em inglês: Audi Sees Electronics Matching Horsepower in Carmakers' Value

Para entrar em contato com o repórter: Christoph Rauwald, em Frankfurt, crauwald@bloomberg.net.