IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

A forma mais fácil de lucrar com o rali acionário da China é não fazer nada

Ye Xie

28/05/2015 15h44

(Bloomberg) - A melhor forma de ganhar dinheiro com o boom do mercado acionário da China vem sendo cruzar os braços.

Apenas comprar e reter a posse teria garantido o retorno de 142 por cento no Shanghai Composite Index nos últimos doze meses, o melhor desempenho entre 23 modelos de trading com base em análises técnicas, como as bandas de Bollinger e médias móveis. A média de retornos dessas ferramentas é de apenas 14 por cento, segundo dados de modelos preditivos com dados históricos existentes (backtesting) compilados pela Bloomberg.

A ausência de retrocessos desde o começo do rali das ações chinesas, há cerca de doze meses, significa que os investidores teriam se saído melhor ficando quietos em suas carteiras do que tentando entender o ritmo do mercado por meio da utilização de sinais de compra e venda dos indicadores técnicos. Embora os dados econômicos da China venham se deteriorando e as ações estejam encarecendo, os investidores que mantiveram suas posições esperando por mais estímulos da política econômica para reforçar o crescimento estão sendo recompensados, segundo Michael Shaoul, da Marketfield Asset Management.

"Em um mercado altista, você é pago para ser paciente", disse Shaoul, CEO da empresa com sede em Nova York. "Você vai fazer vista grossa, ignorar grande parte dos dados ruins e manter a calma quando o mercado lhe fizer passar por períodos de volatilidade", disse o investidor, que administra cerca de US$ 6,5 bilhões e se tornou altista em relação às ações chinesas em agosto.

As piores estratégias

O Shanghai Composite mais do que dobrou desde novembro e registrou apenas um declínio mensal nos últimos doze meses, tendo caído 0,8 por cento em janeiro. Somente cinco das 1.084 ações no índice de referência declinaram no que vai deste ano até quarta-feira, entre elas o China Citic Bank, unidade da maior empresa estatal de investimentos do país.

Treze dos 23 modelos de trading ganharam dinheiro nos últimos doze meses. Uma estratégia baseada no impulso - comprar ações quando elas superam as médias móveis de 50 dias e vendê-las quando caem abaixo dessa marca - gerou o segundo melhor retorno depois da tática de comprar ações e retê-las, com um ganho de 123 por cento nos últimos doze meses, mostram os dados.

As ferramentas com o pior desempenho foram aquelas baseadas em indicadores como as bandas de Bollinger e as faixas de trading, que alertam os investidores quando um título sobe ou cai excessivamente e deveria ser vendido a descoberto ou comprado. Os traders que acompanham esses indicadores no mercado acionário da China teriam perdido todos os seus investimentos.

Ventos favoráveis

Os responsáveis pela política econômica da China vêm soprando os ventos favoráveis para o rali acionário, pois redobraram os esforços para revigorar o crescimento. O Banco Popular da China diminuiu no dia 11 de maio as taxas de juros de referência pela terceira vez em seis meses, já que a economia está caminhando para a menor expansão desde 1990. Como as razões de reservas bancárias continuam sendo de 18,5 por cento, há margem para mitigar ainda mais a política monetária.

Vai ficar mais difícil que as estratégias de comprar ações e retê-las continue rendendo resultados porque uma avalanche de aberturas de capital e a campanha do governo para reprimir a especulação com ações vão aumentar a volatilidade do mercado, segundo Michael Wang, estrategista do hedge fund Amiya Capital LLP em Londres.

Na última medida tomada para abrir o mercado de capital, o governo disse na sexta-feira que os investidores de Hong Kong e da China continental seriam autorizados a comprar fundos mútuos nos mercados do outro a partir de 1º de julho. A medida chega seis meses depois do começo de um programa de ligações acionárias que deu aos investidores internacionais um acesso maior ao mercado de Xangai. O começo de uma conexão similar entre Shenzhen e Hong Kong está programado para este ano.

"É difícil prever que a liquidez vai se esgotar rapidamente", disse Toby Lawson, diretor de mercados mundiais, Austrália, do Société Générale SA em Sydney, em uma entrevista à Bloomberg Television, no dia 25 de maio.

Título em inglês: 'Easiest Way to Cash in on China's Stock Rally Is to Do Nothing'

Para entrar em contato com o repórter: Ye Xie, em Nova York, yxie6@bloomberg.net